A ÉTICA NO ENSINO TÉCNICO

preparação para o trabalho

著者

  • Rodrigo Monteiro Instituto Federal do Amazonas - IFAM
  • Valmir Flôres Pinto Universidade Federal do Amazonas - UFAM

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Ensino Técnico##common.commaListSeparator## Ética##common.commaListSeparator## Tecnologia##common.commaListSeparator## Trabalho

要旨

Neste artigo serão tratados os aspectos do ensino de ética, tanto sob a perspectiva filosófica, quanto normativa e profissional, o que tem por finalidade analisar o papel da escola, por intermédio do professor, na preparação do estudante para o exercício da cidadania, assim como para as relações profissionais. Para tal iniciativa alguns documentos são de importância significativa como os Parâmetro Curriculares Nacionais - PCN-EM, Brasil (2000), a Base Nacional Comum do Ensino Médio que segue parâmetros referentes às competências gerais da Educação Básica, os quais visam utilizar e compreender as tecnologias digitais de informação e comunicação. Historicamente a educação profissional no Brasil no modelo tradicional contribuía sobremaneira para arraigar as desigualdades sociais. Com o passar do tempo educação profissional e tecnológica tem se aproximado demasiadamente de uma perspectiva de formação politécnica, pois as possibilidades oferecidas ao educando determinam a abertura de melhores oportunidades de futuro. Sobre a abordagem da ética no ensino médio técnico, a filosofia não visa somente ensinar valores específicos, mas, procura demonstrar que o agir fundamentado tem por finalidade propiciar consequências mais desejáveis e racionais que proporcionam um aprimoramento na investigação científica.

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出版済

2019-01-04

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