EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS: O DESPERTAR DE ATITUDES CONSCIENTES E RESPONSÁVEIS

著者

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Educação ambiental.##common.commaListSeparator## Crianças.##common.commaListSeparator## Consciência.##common.commaListSeparator## Responsabilidades.

要旨

Com este artigo, destacamos a Educação Ambiental na Educação Infantil, bem como o despertar de atitudes conscientes na criança. Tem como objetivo apresentar contribuições sobre saberes e fazeres da Educação Ambiental envolvida na prática de professores e crianças de duas turmas de Educação Infantil, pré-escolar II. Para isso, parte da Psicogenética de Jean Piaget para explicar como a criança inicia o despertar da consciência sobre seus atos. A metodologia ancora-se na abordagem qualitativa com uso da pesquisa de campo em dois territórios: das comunidades das águas e das florestas (povos indígenas e ribeirinhos) e no centro urbano, ambas localizadas em Humaitá, estado do Amazonas, totalizando 32 participantes. A pesquisa de mestrado encontra-se em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH- da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Humaitá. Os instrumentos de coleta de dados serão: entrevistas e práticas investigativas experimentais, analisadas por meio de análise de conteúdo. Até o momento, os estudos revelaram que existem diretrizes que definem a Educação Ambiental para a Educação Infantil. Os professores desta etapa desenvolvem atividades em suas turmas, voltadas principalmente para a confecção de brinquedos, observação da natureza e horta escolar. Apesar dos avanços do debate sobre o tema para a etapa, a prática pedagógica e a concepção sobre o tema são de cunho reducionista e naturalista, deixando a tomada de atitudes responsáveis para as demais etapas da Educação.

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Marlene Schüssler D’Aroz
Doutora em Educação. Pedagoga. Pesquisadora da infância e formação docente. Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Ciência e Humanidades do Instituto de
Educação, Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM.
marlenedaroz@ufam.edu.br

##submission.citations##

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出版済

2025-11-25

巻号

セクション

SEÇÃO 1 - INTERIORIZAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO E BRASILEIRO