EPISTEMOLOGIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTOS AFRICANOS - ANGOLA E MOCAMBIQUE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Palavras-chave:

Formação de professores, Epistemologia, Moçambique, Angola, Cultura experimental

Resumo

Este artigo analisa os fundamentos epistemológicos que orientam a formação de professores em Moçambique e Angola, com foco em publicações acadêmicas produzidas entre 2015 e 2025. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza documental integrativa, baseia-se na epistemologia de Gaston Bachelard, com ênfase nos conceitos de obstáculo epistemológico, ruptura e mudança de cultura experimental. Foram analisadas 28 produções acadêmicas, selecionadas em bases como Google Scholar, SciELO e Periódicos CAPES, a partir de categorias analíticas como modelos formativos vigentes, natureza da formação, obstáculos epistemológicos e tensões ou ressignificações. Os resultados evidenciam a predominância de modelos técnico-instrumentais e abordagens transmissivas, que limitam a construção de uma formação crítica, situada e transformadora. No entanto, em contrapartida, emergem práticas e discursos que articulam saberes locais, reflexão crítica e valorização do professor como sujeito epistêmico, apontando possibilidades reais de ressignificação. Conclui-se que superar tais entraves requer mais do que reformas formais: exige enfrentar concepções cristalizadas e ampliar a epistemologia como projeto formativo orientado à emancipação.

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Publicado

2025-11-03

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