Práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de Química e Biologia das escolas públicas de Itacoatiara/AM

著者

要旨

No contexto da pandemia de COVID-19 surgiram alguns desafios que refletiam na atividade pedagógica no ensino remoto emergencial. Assim, o objetivo desse estudo foi de analisar os impactos das práticas educativas adotadas no período remoto por professores de Química e Biologia de escolas públicas de Itacoatiara, Amazonas. Neste estudo, foi realizado uma pesquisa qualitativa-descritiva, com 10 professores da rede pública de ensino de Itacoatiara/AM, sendo os dados coletados por meio de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Como resultado, as maiores dificuldades citadas pelos professores foram a forma de avaliar os alunos e o acesso à internet. Apesar disso, 70% dos professores comentaram que a sua formação inicial colaborou para a elaboração das aulas, em especial por ter tido a oportunidade de trabalhar com as tecnologias educacionais durante a graduação. Mesmo com o grave cenário da pandemia, o maior impacto observado pelos professores foi de que com a utilização das tecnologias, as aulas se tornaram mais interessantes e essa prática foi mantida após o fim das restrições da pandemia. A pandemia trouxe uma nova logística de ensino, intensificou o uso do lúdico, viabilizou o envio de materiais didáticos, e os professores transformaram as dificuldades em possibilidades. Foi observado que o momento do ensino remoto emergencial impactou na forma que os professores ministram suas aulas no retorno as atividades presenciais, em que muitos passaram a incluir as tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

Palavras-chave: Pandemia; Educação; Tecnologias educacionais; Prática docente.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Licenciatura em Ciências - Química e Biologia pela Universidade Federal do Amazonas

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Ensino de Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET)/UFAM.

##submission.citations##

ALMEIDA, L. R. G. D. Ensino colaborativo de eletrônica em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre. 2010. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas- SP, 2010.

ALVES, L. R.; GIACOMINI, M. A.; TEIXEIRA, V. M.; HENRIQUES, S. H.; CHAVES, L. D. P. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Escola Anna Nery, v. 23, n. 3, 2019.

BRANCO, A. B. D. G.; ROYER, M. R.; NAGASHIMA, L. A. A formação docente para a educação ambiental: investigando conhecimentos e práticas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1, p. 112-131, 2018.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo Demográfico 2010. Amostra: Educação, Itacoatiara, Amazonas. 2010. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/itacoatiara/pesquisa/23/22469>. Acesso em: 07 de dez. de 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: linha de base. Brasília, DF: Inep. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2018. Brasília, DF. Disponível em: <http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 12 dez. 2022.

CETIC. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informações e comunicação nos domicílios brasileiros. TIC Domicílios 2020. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020.

CHARCZUK, S. B. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p. 1-20, 2020.

COSTA, M. C.; DE SOUZA, M. A. S. O uso das TICs no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa “Lago dos Cisnes”. Revista Valore, Volta Redonda, v. 2, n. 2, p. 220-235, 2017.

CURY, C. R. J. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 8-16, 2020.

CUSTÓDIO, M. M.; JÚNIOR, J. G. T. Análise das concepções e das dificuldades dos professores da educação básica sobre o ensino de Química durante o ensino emergencial remoto. SCIAS-Educação, Comunicação e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 64-84, 2022.

DA SILVA, P. H. G. Educação na contemporaneidade: as mídias digitais com processo de ensino/aprendizagem na cibercultura. 2018. 190 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2018.

DE MEDEIROS, E. A.; AMORIM, G. C. C. Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Laplage em revista, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 247-260, 2017.

DUARTE, K. A.; MEDEIROS, L. D. S. Desafios dos docentes: as dificuldades da mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. Online. Disponível em:. Acesso em: 10 de dez. de 2022.

FLORES, J. B.; DO ROSÁRIO LIMA, V. M. Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 3, p. 94-109, 2021.

HAVIARAS, M. Propostas de formação de professores para o uso de tecnologias educacionais. Revista Intersaberes, v. 15, n. 35, p. 701- 711, 2020.

HOPPE, W. H. Professores e gestores de turma: desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19. Revista Acadêmica Licencia&acturas, v. 10, n. 2, p. 134-136, 2022.

LUNARDI, N. M. S. S.; NASCIMENTO, A.; SOUSA, J. B.; DA SILVA, N. R. M.; PEREIRA, T. G. N.; FERNANDES, J. D S. G. Aulas remotas durante a pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, p. 1- 22, 2021.

MIZUKAMI, M. D. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MONTENEGRO, R. M. B.; MATOS, E. O. F.; LIMA, M. S. L. Desafios e possibilidades do trabalho docente em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-10, 2021.

MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, 2020.

NICHELE, A. G.; SCHLEMMER, E. Mobile Learning em Química: uma análise acerca dos aplicativos disponíveis para tablets. In: Encontro de debates sobre o Ensino de Química, 33., Anais. Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/view/2736>. Acesso em: 05 de dez. de 2022.

OLIVEIRA, D. A. Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. Revista USP, n. 127, p. 27-40, 2020.

PARRAS, R.; MASCIA, M. A. Efeitos da pandemia na Educação escolar. Linha Mestra, v. 16, n. 46, p. 412-422, 2022.

PRETI, O. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EDUFMT, 2011.

QEDU. QEdu: Itacoatiara, 2022. Disponível em: <https://qedu.org.br/municipio/1301902-itacoatiara/ideb>. Acesso em: 06 de dez. de 2022.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. D. S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020.

VIEIRA, F. G. D. Ensino de Marketing por meio de entrevista semi-estruturada. Revista Espaço Acadêmico, v. 17, n. 195, p. 01-08, 2017.

ZANATO, A. R.; STRIEDER, D. M.; CAMPOS, T. A. Estudo qualitativo para discutir como tecnologias de informação e comunicação se relacionam com formação docente. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, v. 5, n. 3, p. 489-501, 2021.

##submission.downloads##

出版済

2024-01-03