ESTUDANTES NEGROS E NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR E A RELAÇÃO COM QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS VIVENCIADAS NA UNIVERSIDADE

Autores

  • João Batista Xavier da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

Este texto traz recortes de um estudo resultado de Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo principal analisar percepções de estudantes negros e negras sobre questões étnico-raciais vivenciadas no processo de inclusão e permanência no ensino superior. Os estudos feitos na formação inicial dão ênfase à inclusão de questões étnico-raciais e culturais nos currículos das escolas e expressam o direito de pertencimento a essas instituições sem restrições da cor da pele, de cultura ou por ser diferente do outro. Diante deste contexto, as análises da conjuntura atual suscitaram inquietações sobre a temática proposta na pesquisa, por isso emergiu a necessidade de buscar resposta para o problema: Como os estudantes negros e negras lidam com questões étnico-raciais vivenciadas por eles no processo de sua inclusão na universidade? A pesquisa trilhou os caminhos da abordagem qualitativa pela convicção de trabalhar em uma perspectiva que a realidade não contempla a característica da quantitativa. A análise e interpretação dos dados, através de entrevista e questionário evidenciou que os sujeitos lidam naturalmente com questões étnico-raciais, pois não sofreram preconceito racial nos espaços da universidade e se sentem respeitados pelos colegas e professores. Apesar disso, emergiu dos relatos a existência de preconceito racial, não de maneira declarada ou explícita, mas sutil e velada. Todos os sujeitos se identificam como negros e jamais pensam em negar suas identidades. Evidenciam que o número de negros com pouca expressividade nas universidades é a oportunidade de acesso à educação, em especial nas universidades públicas federais.

Palavras-chaves: Ensino Superior.Estudantes negros e negras. Identidade.

 

Biografia do Autor

João Batista Xavier da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e em Teologia pelo Instituto de Teologia Aplicada.

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Publicado

2020-05-29