DESCRIÇÃO DAS CONCEPÇÕES DOS DIRECTORES SOBRE GESTÃO ESCOLAR EFICAZ NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DA CIDADE DE MAPUTO (MOÇAMBIQUE)

Autores/as

  • Atalvina António Uate Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Inocente Mutimucuio Universidade Pedagógica de Moçambique

Palabras clave:

Gestão, gestão eficaz, eficácia escolar

Resumen

O presente artigo tem como tema “Descrição das Concepções dos Directores
sobre Gestão Escolar Eficaz, nas Escolas Primárias da Cidade do Maputo.” A escolha do
tema parte do pressuposto de que a eficácia escolar está relacionada com a gestão escolar
eficaz e que por sua vez, esta estaria influenciada pelas concepções dos directores sobre
a gestão escolar eficaz. O estudo parte da análise das abordagens da gestão, gestão eficaz
de Hollender e Wegner, nos modelos de eficácia escolar de Murillo, nas características
das escolas eficazes de Edmonds, bem como do modelo ecológico de abordagem das
concepções de Bronfenbrenner para a construção dos instrumentos de pesquisa. A
amostra do estudo é composta por 29 directores e 458 professores de 29 Escolas Primárias
Completas da Cidade de Maputo.Este estudo foi apresentado em 2015 como dissertação
de Mestrado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-08-13