ANALISANDO O ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIRCUITOS E CORRENTE ELÉTRICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores/as

Palabras clave:

Entendimento; Corrente Elétrica; Circuitos Elétricos; Estudo Exploratório; Ensino de Física.

Resumen

A compreensão de conceitos relacionados à corrente elétrica e circuitos elétricos representa um desafio para muitos estudantes devido à sua natureza abstrata. Este artigo busca examinar como se apresenta o entendimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre circuitos e corrente elétrica após o processo de escolarização, utilizando um conjunto de itens construídos com base em instrumentos previamente validados na literatura. A pesquisa exploratória foi conduzida com 205 estudantes e buscou mapear a configuração do entendimento, propondo uma discussão sobre o processo de ensino desse conteúdo nessa fase de escolarização. A análise dos dados, realizada por meio dos escores normalizados, concentra-se em uma abordagem exploratória, visando identificar padrões e tendências significativas. Este estudo contribui, do ponto de vista metodológico de pesquisa, para elencar possíveis preditores de aprendizagem para investigar a aprendizagem desse conteúdo. Além disso, traz contribuições para uma compreensão dos desafios enfrentados pelos estudantes nesse domínio e oferece insights para aprimorar a abordagem pedagógica desses conceitos no ambiente educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Amantes, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), departamento de Física do Estado Sólido, e do Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC). E-mail: amandaamantes@gmail.com. Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-1678-9870.

Citas

Referências

AMANTES, A. Contextualização no ensino de Física: efeitos sobre a evolução do entendimento dos estudantes. 2009. 275f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG/FaE, 2009.

BIGGS, J.; COLLIS, K. Evaluating the quality of learning: the SOLO Taxonomy. New York: Academic Press, 1982. v. 296.

COELHO, Geide Rosa; AMANTES, Amanda. A influência do engajamento sobre a evolução do entendimento dos estudantes em eletricidade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 13, n.1, p. 48-72, 2014.

Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen13/REEC_13_1_4_ex719.pdf

COELHO, G. R. A evolução do entendimento dos estudantes em eletricidade: um estudo longitudinal. Tese (Doutorado)- Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG/FaE, 2011.

DORNELES, P. F. T.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Simulação e modelagem computacionais no auxílio `a aprendizagem significativa de conceitos básicos de eletricidade: Parte I - circuitos elétricos simples. Revista Brasileira de Ensino de Física. p. 487–496, 2006.

FISCHER, K. W. (1980). A theory of cognitive development: the control and construction of hierarchies of skills. Psychological Review, 87, 477–531.

Macêdo, J. A. de, Dickman, A. G., Andrade, I. S. F. de. (2012). Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de Eletricidade. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29, 562–613. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p562

MARINHO, E. C.; PESSOA; RODRIGUEZ, E. A. Aprendizagem no Ensino de Eletricidade desenvolvida por uma proposta de Educação por Projetos. Ens. Tecnol. R, n. 1, p. 21–35, 2020.

MILLAR, R.; KING, T. Students´ understanding of voltage in simple series electric circuits. International Journal of Science Education, n. 4, p. 339–349, 1993.

OLIVEIRA, Samuel de; PEREIRA, Frederico Pablo Zaru. Ensino de eletricidade básica utilizando a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade: um relato de experimento. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação. Vol. 6, n. 1, 2020.

Disponível em : https://www.researchgate.net/publication/343399190_Ensino_de_eletricidade_basica_utilizando_a_abordagem_Ciencia_Tecnologia_e_Sociedade_um_relato_de_experimento

PERKINS, D. Teaching for Understanding. The Professional Journal of the American Federation of Teachers. v.17 n3, p. 8-28, 1993.

SILVEIRA, F. L., MOREIRA, M. A. e AXT, R. Validação de um teste para verificar se o aluno possui concepções científicas sobre corrente elétrica em circuitos simples. Ciência e Cultura, São Paulo, 41(11): 1129−1133, nov. 1989.

Publicado

2025-11-03