Educar é prevenir: Práticas de ensino para prevenção primária da violência sexual na infância

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Resumen

A escola é uma forte agente em prol da educação sexual, tanto para educar quanto prevenir por meio do ensino acerca de quaisquer violações humanas. Nesse processo, investiga-se: qual abordagem pedagógica uma professora utiliza para introduzir informações e orientações sobre a temática da violência sexual, visando a prevenção primária? O objetivo geral é: analisar as estratégias de ensino empregadas por uma docente, visando à prevenção primária da violência sexual. A pesquisa situa-se em abordagem qualitativa, segundo Denzin e Lincoln (2006), em um estudo de caso (YIN, 2005); para coletar dados, utilizou-se duas fontes de evidências, sendo de observação direta e documentação. O locus de pesquisa é uma escola Estadual de Ensino Fundamental de Macapá- Amapá, os participantes foram uma professora da turma de 4º ano e seus 29 alunos. Os dados obtidos na investigação foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdos proposta por Bardin (1977). Os resultados indicam a importância das discussões sobre a temática no âmbito escolar e na formação e trabalho dos adultos e profissionais que atuam com a infância, no sentido de conduzir e informar as crianças para a aquisição de habilidades protetivas.

 Palavras-chave: Práticas de ensino. Educação Básica. Violência sexual. Infância.

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Biografía del autor/a

Daniele Pelaes Damasceno, Universidade Federal do Amapá

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) na Universidade do Estado do Amapá. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá - (UEAP), Participante do grupo de Pesquisa: Ludicidade, Inclusão e Saúde - LIS.

Angela do Céu Ubaiara Brito, Universidade do Estado do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2013). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS). Membro da rede de estudos e pesquisas com e sobre as infâncias e crianças da Amazônia (SAMAÚMA). Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Federal do Amapá (PPGED/Unifap).

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Publicado

2024-01-03