ÉTICA E A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores/as

  • Liliana Rodrigues Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira

Resumen

Esta será uma reflexão teórica sobre a dimensão ética na prática da recolha de dados e, é também, um questionamento ético das práticas da triangulação de dados e dos resultados da investigação. Para tal, recorri ao método hermenêutico e à revisão bibliográfica e documental para consolidar o trabalho que aqui apresento. Que documentos devem ser garantidos no processo do desenho do projeto de investigação? Que dimensão tem o consentimento informado e como preservar o anonimato e confidencialidade dos dados? São essas e outras questões que procurei aqui responder de forma reflexiva com aqueles que compreendem que não há ciência sem ética, nem ética sem consciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liliana Rodrigues , Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira

Atua como Professora  Dra. Associada com Agregação na Universidade da Madeira, Portugal. Lecionou, como convidada, em universidades espanholas, no Brasil e na Lituânia. Foi deputada no Parlamento Europeu entre 2014-2019. Doutorada e Mestre em Educação e licenciada em Filosofia pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora do CIE-UMa/FCT.  Preside a Faculdade de Ciências Sociais, Presidente da Comissão de Ética e foi Coordenadora Científica de Educação. Atualmente é Diretora dos Cursos do doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica, mestrado em Educação e Desenvolvimento Comunitário e Licenciatura em Ciências da Educação.

Citas

ASSOCIAÇÃO MÉDICA MUNDIAL. Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial - Princípios éticos para a pesquisa médica envolvendo seres humanos. Brasília: Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida, 17(1), p. 47-50, 2013.

BARROS, R. B. D. Ética na Pesquisa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Ciência & Saúde Coletiva, 7(4), p. 893-905, 2002.

BENTO, B. C. Ética na Pesquisa em Ciências Sociais: dilemas e desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.

BUENO, W. F. Ética e Integridade na Pesquisa em Ciências Sociais. In: CORRÊA, F.; GARCIA, A. (Orgs.). Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais: princípios, técnicas e métodos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná (UFPR), p. 28-38, 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: < https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2023.

GDPR. Quais são as penalidades para o não cumprimento do GDPR? Blog Visitor Analytics. Disponível em: <https://www.visitor-analytics.io/pt/blog/quais-sao-as-penalidades-para-o-nao-cumprimento-do-gdpr/>. Acesso em: 01 mai. 2023.

MORIN, E. O Método VI – Ética. Parede: Publicações Europa-América, 2005.

MORIN, E. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

REIS, R. A. Ética na Pesquisa em Ciências Sociais: reflexões a partir da antropologia. São Paulo: Revista Brasileira de Ciências Sociais, 25(74), p. 121-138, 2010.

SILVA, L. O. M.; NUNES, M. D. M. O Sigilo na Pesquisa Qualitativa em Saúde: reflexões éticas. São Paulo: Revista Brasileira de Enfermagem, 62(2), p. 277-282, 2009.

SOUSA, A. B. Investigação em Educação. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

SOUZA, M. T. D. D. Reflexões sobre ética na pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Revista Brasileira de Enfermagem, 61(2), p. 249-253, 2008.

TUCKMAN, B. Manual de Investigação em Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

WOODS, P. La escuela por dentro – La etnografía en la investigación educativa. Buenos Aires: Paidós, 2001.

Publicado

2023-07-31