A BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM

Autores

  • Katarina Azevedo Galvão Universidade Federal do Amazonas
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Desde os primórdios da humanidade, o reino vegetal está em constante interação com o homem, seja na alimentação, na confecção de utensílios ou nos fármacos. O ensino de Botânica, assim como as demais áreas da Biologia, segue o modelo tradicionalista de educação, no qual o aluno é um mero ouvinte e não participa da construção do conhecimento. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico sobre o ensino de Botânica a partir das concepções dos professores do Ensino Médio em três escolas públicas de Humaitá-AM. A pesquisa   foi realizada com três professores que ministram a disciplina de Biologia. Foram aplicados questionários contendo perguntas abertas e fechadas aos professores para conhecer as práticas pedagógicas no ensino. Verificou-se que realizam seu planejamento conforme o livro didático,  mantendo o modelo tradicionalista. Observou-se que os conteúdos são vistos de forma superficial, sendo baseados na repetição de conceitos e listas de exercícios baseada nas nomenclaturas científicas. A aula expositiva de forma teórica é a modalidade didática empregada por 66,66% dos professores, sem o uso do laboratório de Ciências. O conhecimento relativo às espécies vegetais é trabalhado com a contextualização da vida cotidiana do aluno. Além disso, todos os professores        relatam que suas maiores dificuldades são a carga horária e os métodos que utilizam para abordar a temática sobre plantas. Conclui-se que é necessária a aplicação de projetos de extensão que proporcionem oficinas e debates que valorizem as práticas pedagógicas dos professores, baseado que o conhecimento deve ser construído no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Concepções. Ensino de Botânica. Cegueira Botânica.

Biografia do Autor

Katarina Azevedo Galvão , Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2023-01-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>