DIVULGANDO QUÍMICA, FÍSICA E ASTRONOMIA POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Authors

  • Rita de Cássia Alves da Silva Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
  • Lucas Antonio Caritá Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Andrea Santos Liu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Abstract

Este trabalho trata da elaboração, aplicação e análise de impacto de histórias em quadrinhos, com objetivo de popularizar conteúdos da Química, Física e Astronomia. O material foi integralmente elaborado pelos autores, sendo a personagem principal uma caricatura da primeira autora deste artigo. Todas as histórias foram desenvolvidas baseando-se em um enredo comum: pessoas que, durante atividades cotidianas, se depararam com fenômenos científicos, os quais são sequencialmente elucidados pela protagonista. O público-alvo selecionado para o desenvolvimento da pesquisa compreendeu quinze servidores do IFSP – SJC, excluindo-se professores e alunos. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: a aplicação de um formulário prévio (caracterização do público-alvo), a aplicação das histórias em quadrinhos produzidas e a aplicação de um formulário final (avaliação do impacto do material). Além disso, o formulário final serviu como um instrumento avaliativo dos quadrinhos, deixando-se aberto para que os entrevistados sugerissem alterações e avaliassem o material. 73% dos entrevistados alegaram ter aprendido bastante com a aplicação do material, 47% atribuíram nota 8 para o material e 46% atribuíram nota entre 9 e 10, evidenciando que o material foi bem recebido pelo público e que se enquadrou dentro dos objetivos esperados, mostrando-se principalmente como um facilitador do acesso aos conteúdos abordados.

Palavras-chave: divulgação científica, histórias em quadrinhos, Física, Química, Astronomia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rita de Cássia Alves da Silva, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

Mestranda em Física e Astronomia pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

Lucas Antonio Caritá, Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Professor Doutor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), São José dos Campos.

Andrea Santos Liu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Professora Doutora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Published

2021-01-01