PAPEL MOTIVADOR DA EXCURSÃO DOCENTE NAS AULAS DE HISTÓRIA NO 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO DO WUAKO-KUNGO (ANGOLA)

Autores

  • Fidel Luis Alvarez Alvarez Universidade Katyavala Bwila, Angola
  • Pedro Aguinaldo Freitas Da Costa Ensino Secundário, Município Sele. Cuanza Sul, Angola
  • Anastácio Somacueje Bongue Ensino Secundário, Raina da Paz, Cuanza Sul, Angola

Resumo

A desmotivação nas aulas de História é visível não apenas nos alunos, mas também em alguns professores, pois não percebe-se o papel da História na identidade; a História ensina-se de forma tradicionais; revelou-se que os professores não fazem uma seleção adequada dos métodos e formas da direcção do processo de ensino aprendizagem; há professores que não têm suficiente conhecimento de sítios e monumentos histórico da localidade; o é contextualizado apenas dentro da sala de aula; falta de criatividade do professor; baixa utilização da excursão docente como recurso metodológico; observando-se muito afetadas as habilidades para a reflexão crítica e autocrítica dos conhecimentos, entre outros; porém o presente estudo irá abordar como utilizar a excursão docente para elevar a motivação dos alunos no processo de ensino aprendizagem de História do 1º ciclo no ensino secundário, pretende-se como objetivo desenhar um recurso metodológico para a utilização da excursão docente para elevar a motivação dos alunos no 1º ciclo do ensino Secundário do Waku-Kungo. Para o cumprimento do objetivo utiliza-se métodos teóricos e empíricos, que permitem fazer uma sistematização dos fundamentos teóricos do tema; determinar a integração dialética entre o instrutivo e o educativo; Caracterização o estado actual da utilização da excursão docente como recurso metodológico para elevar a motivação dos alunos no processo de ensino aprendizagem de História; a partir de ele desenhar um recurso metodológico para a utilização da excursão docente para elevar a motivação dos alunos no 1º ciclo do ensino Secundário do Waku-Kungo, Município da Cela, Província de Cuanza Sul (Angola)

Palavras-chaves: processo de ensino aprendizagem (PEA); processo de ensino aprendizagem de História (PEAH); excursão docente; motivação; recurso metodológico.

Biografia do Autor

Fidel Luis Alvarez Alvarez, Universidade Katyavala Bwila, Angola

Ph.D. Ciências Sociológicas, Mestre Desenvolvimento Cultural Comunitário. Professor Titular Universidade de Granma. Cuba. Presta serviços no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) no Sumbe da Universidade Katyavala Bwila, Angola.

Pedro Aguinaldo Freitas Da Costa, Ensino Secundário, Município Sele. Cuanza Sul, Angola

Lic. Ciências da Educação na opção História. Professor de Ensino Secundário, Município Sele. Cuanza Sul, Angola.

Anastácio Somacueje Bongue, Ensino Secundário, Raina da Paz, Cuanza Sul, Angola

Lic. Ciências da Educação na opção História. Professor de Ensino Secundário, Raina da Paz, Cuanza Sul, Angola

Downloads

Publicado

2021-01-01