RESSIGNIFICANDO O SER-NO-MUNDO COM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER A PARTIR DA ARTETERAPIA: O OLHAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Resumo
O câncer é um conjunto de diferentes doenças nas quais existe a multiplicação anormal de células doentes e ao ser diagnosticado com câncer a pessoa e seus familiares sofrem um grande impacto, pois apesar do avanço da ciência, estar com câncer ainda é considerado sentença de morte, vivenciando ainda discriminação, preconceito e rejeição social e, esta situação ao ocorrer na infância ou adolescência torna-se mais complexa e o com isso, ressignificar suas vivências e sua trajetória de vida é algo bastante doloroso. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as modificações internas que as crianças e adolescentes atribuem a arteterapia, a partir da fenomenologia- existencial. A pesquisa foi qualitativa, utilizando o método fenomenológico de pesquisa através da entrevista fenomenológica áudio gravada com 10 crianças e adolescentes acompanhados pelo GACC-Am integrantes do projeto de Arteterapia. Foram encontradas três categorias: a) A dimensão do diagnóstico: o novo que passei a viver; b) Arteterapia, imersão na proposta; c) A possibilidade de repensar a mim mesmo e minha vida. Observamos que existe um aspecto pluridimensional nesse contexto existencial, o do existir sendo criança e adolescente com câncer e que a proposta do Grupo de Arteterapia tem propiciado suporte para o enfrentamento e ressignificação da condição de saúde em que se encontram.
Palavras-chave: Câncer; infância e adolescência; arteterapia; ressignificação.