ANALISANDO O ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIRCUITOS E CORRENTE ELÉTRICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Palavras-chave:
Entendimento; Corrente Elétrica; Circuitos Elétricos; Estudo Exploratório; Ensino de Física.Resumo
A compreensão de conceitos relacionados à corrente elétrica e circuitos elétricos representa um desafio para muitos estudantes devido à sua natureza abstrata. Este artigo busca examinar como se apresenta o entendimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre circuitos e corrente elétrica após o processo de escolarização, utilizando um conjunto de itens construídos com base em instrumentos previamente validados na literatura. A pesquisa exploratória foi conduzida com 205 estudantes e buscou mapear a configuração do entendimento, propondo uma discussão sobre o processo de ensino desse conteúdo nessa fase de escolarização. A análise dos dados, realizada por meio dos escores normalizados, concentra-se em uma abordagem exploratória, visando identificar padrões e tendências significativas. Este estudo contribui, do ponto de vista metodológico de pesquisa, para elencar possíveis preditores de aprendizagem para investigar a aprendizagem desse conteúdo. Além disso, traz contribuições para uma compreensão dos desafios enfrentados pelos estudantes nesse domínio e oferece insights para aprimorar a abordagem pedagógica desses conceitos no ambiente educacional.
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