Desesperança, misoginia e sororidade em O pomar das almas perdidas, (2016) de Nadifa Mohamed

Autores

Resumo

A sociedade patriarcal somali sempre relegou à mulher papeis de inferiorização em relação ao homem. Tal posição foi questionada por Siad Barre no seu governo ditatorial, de 1969 até 1991, que buscou dar igualdade de direitos entre os gêneros, modernizando a Somália. Porém, as mulheres continuaram subalternizadas, mesmo nos cargos políticos e militares. Diante disso, discutem-se aspectos como a desesperança, a misoginia, a violência e a independência feminina em meio ao conflito armado da ditatura militar na Somália em O pomar das almas perdidas, (2016), de Nadifa Mohamed, romance que dá protagonismo a três mulheres cujas vidas se entrecruzam. Como metodologia, este trabalho realiza pesquisa bibliográfica, qualitativa, discutindo autoras como Beauvoir (2009), Woolf (2019), Millett (1970), Showalter (2014), Gardner e Bushra (2004) entre outras, acerca dos movimentos feministas, da situação das mulheres na Somália e da crítica literária feminista, observando como a relação e os conflitos destas protagonistas representam a sociedade somali em termos de misoginia e exclusão da mulher. A pesquisa revela que as mulheres são as maiores vítimas numa guerra, visto que sociedades totalitárias são marcadas pelo sexismo, mas a união entre as três protagonistas simboliza a sororidade entre as mulheres, a melhor arma contra o patriarcado.

 

Palavras-chave: feminismo; feminismo negro, patriarcalismo, Somália, Nadifa Mohamed.

Biografia do Autor

Livia Carina Silva de Lima, UFAM-IEAA

Graduada em Letras-Inglês e Português, pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM, Campus Humaitá (2023). Integrante do grupo de pesquisa "Grupo de Estudos em Feminismo na Literatura".

Elis Regina Fernandes Alves, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em letras pela UNESP-Universidade Estadual Paulista (2018). Docente do curso de Letras- Português e Inglês da UFAM-IEAA desde 2009. Líder do grupo

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo sexo. Tradução de Sérgio Milliet. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. 2 volumes.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

GARDNER, Judith; BUSHRA, Judy El. Somalia: the Untold Story. The War Through the Eyes of Somali Women. 2004. London: Pluto, 2004.

INGIRIIS, Mohamed H.; HOEHNE, Markus V. The impact of civil war and state collapse on on the roles of Somali women: a blessing in disguise. Journal of Eastern African Studies, 7:2, 2013. p. 314-333. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236784397_The_impact_of_civil_war_and_state_collapse_on_the_roles_of_Somali_women_A_blessing_in_disguise. Acesso 10 jun. 2022.

MILLET, Kate. Política Sexual. Trad. por Alice Sampaio, Gisela da Conceição e Manuela Torres. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1970.

MOHAMED, Nadifa. O pomar das almas perdidas. Trad. Otacílio Nunes. São Paulo: Tordesilhas, 2016.

OLIVEIRA, Valeria Silva de. Narrativas da diversidade africana: fragmentos, memória e resistência em Black Mamba Boy e The Orchard of Lost Souls, de Nadifa Mohamed e A Grain of Wheat, de Ngugi wa Thiong’o. Tese (doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras. Rio de Janeiro, 2019. 299fls. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/5987/1/Valeria%20Silva%20de%20Oliveira%20-%20Tese.pdf. Acesso 10 jun. 2022.

SHOWALTER, Elaine. A literature of Their Own. London: Virago Press, 2014.

TELO, Florita Cuhanga António. O pensamento Feminista africano e a carta dos princípios feministas para as feministas africanas. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th. Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017, ISSN 2179-510X. p. 1-12. Disponível em: http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1498445384_ARQUIVO_ArtigoCompleto_Florita.pdf. Acesso 10 jun. 2022.

WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos Direitos da Mulher. São Paulo: Boitempo, 2016.

WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Trad, Vera Ribeiro; prefácio Ana Maria Machado. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

Downloads

Publicado

2023-07-31