ESTUDOS ACERCA DO EMPODERAMENTO DA MULHER NO CONTEXTO ESCOLAR AMAZÔNICO, A PARTIR DA METODOLOGIA DE PESQUISA PÓS-

Autores

  • Silvana Barreto Oriente Secretaria Estadual de Educação do Amazonas
  • Maria Isabel Alonso Alves Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Esse artigo discorre sobre estudos acerca do empoderamento da mulher no contexto escolar amazônico, a partir da Metodologia de pesquisa pós-crítica. Trata-se de um recorte metodológico de uma dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) no âmbito da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Unidade de Humaitá - IEAA. Apresenta como objetivo geral, refletir sobre a aplicabilidade da metodologia de pesquisa pós-crítica nos estudos de gênero, voltados ao empoderamento da mulher no contexto escolar amazônico e partiu da seguinte indagação: de que modo as abordagens da metodologia de pesquisa pós-crítica em educação podem amparar uma investigação acerca de gênero no contexto educacional? Como objetivos específicos buscou-se discorrer sobre algumas premissas e pressupostos presentes na metodologia de pesquisa pós-crítica, descrever os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa e refletir sobre a contribuição do campo pós-críticos nos estudos de gênero voltados ao empoderamento da mulher. O amparo teórico-metodológico teve como base os estudos do campo pós-crítico em Educação, a partir de autores que transitam entre os campos de prefixos “Pós” trazidos por Meyer e Paraíso (2012) e que versam sobre os conceitos de gênero, empoderamento da mulher e educação. A abordagem é de cunho qualitativo e a produção dos dados ocorreu a partir de uma análise bibliográfica e documental. Os resultados encontrados apontam que a metodologia pós-crítica disponibiliza uma variedade de procedimentos e estratégias, amparados pela multiplicidade de enfoques e possibilidades que o campo proporciona e conta com a possibilidade de abordagens menos rígidas, o que possibilita novas aplicações e leituras variadas dos resultados, em uma perspectiva de inclusão das pautas de gênero e de outras minorias.

Palavras-Chave: Gênero. Empoderamento da mulher. Metodologia pós-crítica. Gênero. Educação.

Biografia do Autor

Silvana Barreto Oriente, Secretaria Estadual de Educação do Amazonas

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades, pela Universidade Federal do Amazonas (PPGECH/UFAM); Licenciada em Letras e Pedagogia, Tecnóloga em Gestão Pública, pela Universidade do Estado do Amazonas (UFAM) e servidora da Rede Estadual de Educação no Amazonas.

Maria Isabel Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação, UCDB, professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Ambiente e Agricultura, Humaitá/AM.

Downloads

Publicado

2023-01-05