REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NÃO-BINÁRIO EM CANAIS DO YOUTUBE

Autores

  • Manu Calazans Gonçalves Secretaria Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre
  • Bianca Salazar Guizzo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniela Ripoll Universidade Luterana do Brasil

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo investigar representações e estratégias representacionais acionadas por sujeitos não-binários em seus canais do YouTube. Para tanto, insere-se no campo teórico dos Estudos Culturais em Educação, partindo do pressuposto de que os vídeos postados em canais da plataforma YouTube são artefatos culturais que ensinam aos sujeitos diferentes modos de ser e agir. Metodologicamente, foram selecionados 14 vídeos publicados em dois canais protagonizados por sujeitos não-binários, sendo que foram escolhidos os que tratavam, diretamente, sobre o gênero não-binário. A partir da análise cultural desenvolvida, discutiu-se especialmente a questão da visibilidade dos corpos não-binários como estratégia para estabelecer intimidade e aproximação.

Palavras-chave: Gênero não-binário. YouTube. Estudos Culturais.

Biografia do Autor

Manu Calazans Gonçalves, Secretaria Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre

Pedagoga e Mestre em Educação pela ULBRA. Atua como professora na Rede Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre.

Bianca Salazar Guizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pala UFRGS. Atua como professora da Faculdade de Educação da UFRGS.

Daniela Ripoll, Universidade Luterana do Brasil

Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS. Atua como professora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA.

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Publicado

2023-01-05