Vivências e violências cotidianas em uma escola periférica de Manaus
relato perspectivado de um professor.
Resumo
O presente texto trata de um relato escrito por um professor da rede pública de ensino do Estado do Amazonas, realizado a partir de sua experiência em uma escola da periferia de Manaus. Nele buscou-se contextualizar e evidenciar alguns dos problemas sociais do bairro Cidade de Deus onde está situada a escola de modo a apontar a como essa realidade interfere no cotidiano de alunos e profissionais da Educação. Destacam-se também relatos de violências sofridas por alunos, dentro e fora da escola, como um dos grandes problemas que perpassam a relação ensino-aprendizagem e que estão para além das possibilidades de mediação da gestão escolar, ainda que a escola, enquanto instituição estatal presente naquele espaço, lide diretamente com essa realidade. Enfatiza-se, além disso, o papel desempenhado pela escola no sentido de oferecer alternativas possíveis aos estudantes, no que tange à formação para a cidadania, o encaminhamento para a vida acadêmica e para o mercado de trabalho.