Raízes históricas do Serviço Social no Amazonas: a formação profissional entre as décadas de 1940 e 1950

Autores

Resumo

O presente artigo destaca os primeiros caminhos da fundação e funcionamento da Escola de Serviço Social no Amazonas nas décadas de 1940 e 1950. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo constitui-se como uma pesquisa exploratória. O delineamento é bibliográfico e documental e foi utilizada a abordagem qualitativa e quantitativa A pesquisa revelou que a fundação da escola foi influenciada pela orientação franco-belga, enquanto nos primeiros anos de funcionamento, a instituição foi marcada pela influência da vertente norte-americana. A matriz curricular do curso incluía várias disciplinas influenciadas pelo movimento higienista, com foco em áreas relacionadas à saúde. A década de 1950 aponta uma progressiva expansão da Escola de Serviço Social de Manaus, através do fortalecimento de intercâmbios institucionais e parcerias, consolidando sua relevância na formação do Serviço Social na região.ão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilary da Silva da Cruz, Universidade Federal do Amazonas

Discente do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas. Membro do Grupo de Estudos de Serviço Social, Trabalho e Direitos na Amazônia (ESTRADAS). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Roberta Ferreira Coelho de Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pós-Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Associada do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia da UFAM. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Serviço Social, Trabalho e Direitos na Amazônia (Estradas). Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Downloads

Publicado

2025-07-21

Edição

Seção

Artigos Livres