Quintais urbanos: uma cartografia das estratégias de reprodução dos modos de vida tradicionais na cidade de Belém/PA, Brasil

Autores

Resumo

Os Quintais constituem-se em espaços estreitamente relacionados com a vida doméstica das famílias, geralmente localizado ao redor das residenciais, comportando funcionalidades e atividades variadas como encontros familiares, cultivo de jardins e hortas, criação de animais, rodas de conversas e brincadeiras. Sendo importantes espaços de reprodução da vida. O artigo divide-se em duas seções, a) demostrar o elemento do Quintal dentro da formação do espaço urbano amazônico e brasileiro, sendo introduzido como elemento do campesinato português metamorfoseado pelos Saberes/Fazeres Afro-Indígenas, constituindo-se em diversidade de paisagens bioculturais relacionadas à cotidianidade das famílias brasileiras e amazônicas, b) demostrar as territorialidades dos cultivadores de Quintais, os quais fazem frente à lógica de urbanização e metropolização, tomando como exemplo experiências de Quintais na cidade de Belém/PA. Constatou-se a relevância dos Quintais estando presentes desde tempos imemoriais no cotidiano das famílias, sua importância para a subsistência nas cidades coloniais, sua importância para lutas urbanas de direito a cidade, segurança alimentar, de gênero e de autonomia dos povos.

Palavras chaves: Quintais Urbanos, Territorialidade, Diversidade Biocultural

Biografia do Autor

Aelton Dias Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduado em Geografia pela Faculdade de Geografia e Cartografia - FGC/UFPA, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Cidades: Territórios e Identidades - PPGCITI/UFPA Campus Abaetetuba-PA, Bolsista FAPESPA/UFPA, é menbro do Grupo Estudo e Pesquisa Interdisciplinar sobre Ambiente, Território. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, Desenvolvimento Local e Regional, Planejamento Territorial, Patrimônio e Natureza, Agricultura Urbana, Educação Ambiental Crítica, Cartografia Social, Agroecologia, Ecologia Histórica e o Bem Viver dos Povos.

Eliana Teles Rodrigues, Universidade Federal do Pará

É graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará/UFPA (2000). Na mesma universidade cursou especialização em Gestão Pública, Planejamento e Meio Ambiente e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento-PLADES (2006). Doutorou-se em Antropologia pela UFPA. É Professora Adjunto da Universidade Federal do Pará, campus Abaetetuba e docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades-PPGCITI/UFPA.

Downloads

Publicado

2022-12-21