‘GRITARAM ME NEGRA, NEGRA!’ ‘E EU NÃO SOU UMA MULHER?’: MULHERES NEGRAS NA LUTA POR DIREITOS FRENTE A DOMINAÇÃO PATRIARCAL

Autores

  • Ádria Borges Figueira Cerqueira Instituto Federal de Goiás
  • Elizete Alvarenga Pereira Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente artigo visa abordar a importância da luta das mulheres negras pelo direito à vida, à equidade e justiça social e por direitos frente às tentativas de dominação racial e de gênero diante de uma sociedade racista, sexista e estruturada sobre forte viés patriarcalista na sociedade de classes que alija o povo negro a grande contexto de desigualdade social e econômica. Carolina Maria de Jesus, Sourjorner Truth, Lelia Gonzales e Beatriz Nascimento no bojo de suas trajetórias podem nos levar a constatar a força das mulheres negras no questionamento da ordem vigente e das diferentes opressões, dos epistemícidios e das violências físicas e psicológicas, considerando que a mulheres negras elaboram suas experiências de gêneros, suas tecnologias de resistências de forma diferenciada da sociedade não negra. Tais mulheres são referenciais de questionamento dos diferentes papeis de gênero, dos lugares de raça e classe e são aqui citadas em razão de suas lutas, protagonismos e resistências frente aos meandros de configuração da violência dos colonizadores em territórios latino-americano.

Biografia do Autor

Elizete Alvarenga Pereira, Universidade Federal de Goiás

É graduada em Serviço Social pela Universidade Castelo Branco (2003) e possui mestrado em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atuou como Assistente da Coordenação Executiva do CEDAC - Centro de Ação Comunitária onde adquiriu experiência em Projetos Sociais e Educação Popular. Atuou como Assistente Social Preceptora na Universidade do Grande Rio ? Unigranrio. Foi Assistente Social das UPAS de Paciência e Ilha do GovernadorFoi Professora Assistente na Faculdade Flama. Atuou como Prof.ª Substituta do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás ? Regional Cidade de Goiás e Profª Pós Graduação em Residência Multiprofissional do HC/UFG. Coordenou o Programa Acessuas Trabalho na Prefeitura Municipal em Cidade de Goiás. Viabilizou através do SENAR curso de confecção de bolsas para mulheres do Quilombo Alto Santana em Cidade de Goiás. Atuou como Coordenadora Adjunta do Curso de Formação para a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Aparecida de Goiânia. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pos-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - UFG, membra do Coletivo Rosa Parks e Colaboradora Externa do NEABI Nuances IFG Campus Cidade de Goiás.

Downloads

Publicado

2022-08-29