A HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA PELA IGUALDE DE GÊNERO: A TRAJETÓRIA DE NÍSIA FLORESTA

Autores

  • Rosely Maria dos Santos Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - (PPGIDH) da Universidade Federal de Goiás
  • Luciano Francisco de Oliveira Novais Analista do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Resumo

Este artigo procurou dimensionar as histórias de violência de gênero relacionando, mormente, no que tange à trajetória de Nísia Floresta, como símbolo de luta preambular de luta pelos direitos humanos das mulheres no combate à violência contra mulheres no Brasil. Nesse viés, o principal objetivo, nesse texto, foi analisar os pensamentos vanguardistas de Nísia Floresta, na sua época, quanto à construção histórica de um discurso de luta pela igualdade entre os gêneros, precipuamente, em face das opressões físicas e psicológicas com o ser humano mulher. Com isso, utilizou-se como metodologia, o levantamento bibliográfico em uma abordagem qualitativa no qual se abordou o contexto histórico de toda a trajetória de Nísia Floresta, nordestina e excluída, até bem pouco tempo das discussões no meio acadêmico, das formadoras e formadores de opinião pública. Assim, relevante o seu papel inaugural na construção dos primeiros passos na defesa dos direitos humanos das mulheres.

Biografia do Autor

Rosely Maria dos Santos, Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - (PPGIDH) da Universidade Federal de Goiás

Mestranda pelo Programa Interdisciplinar em Direitos Humanos (2020). Possui graduação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2014) e graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Salgado de Oliveira (2003). Atualmente é guarda municipal da Universidade Salgado de Oliveira.

Luciano Francisco de Oliveira Novais, Analista do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

ossui especializações em Processo Penal (UFG); Direito Público (UNIRV); e, Agrário e Ambiental (UFG). Graduado em Bacharelado em Direito pelo Universidade Federal de Goiás (2004). Tem registro na OAB-GO e, atualmente, é funcionário público concursado, como ocupante do cargo de Analista do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desde de dezembro de 2010. Atualmente, estou lotado, na forma de substituição, como Assistente, no gabinete do Desembargador Luiz Eduardo de Sousa, que está sendo substituído por Reinaldo Alves Ferreira, Juiz de Direito Substituto em 2º Grau. Já exerceu a função assistente dos seguintes magistrados: Dr. Avenir Passo de Oliveira; Dr. Cláudio Henrique de Castro; e, Dra. Suelenita Soares Correia. Também, trabalhou na força-tarefa da Corregedoria-Geral do TJGO na elaboração de minutas de sentenças. Além disso, nos últimos anos, esteve lotado, como assistente, no gabinete do Desembargador Francisco Vildon José Valente e do Desembargador Jairo Ferreira Júnior. Em outras oportunidades, ministrou aulas na área do Bacharelado em Direito na FMB (Faculdade Montes Belos), em São Luís de Montes Belos-GO e, agora, vem lecionando nos cursos de especialização nessa mesma instituição de ensino superior. Ademais, participa de quadro de tutores da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (EJUG), desde o ano de 2012.

Downloads

Publicado

2022-08-29