COLONIALISMO, COLONIALIDADE E VIOLÊNCIA DE GÊNERO:

um olhar para as representações da figura feminina na literatura brasileira

Autores

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar reflexões com base nos livros Grande Sertão: Veredas (1956), O Cortiço (1890), Dom Casmurro (1899), As Meninas (1973), O Calor das Coisas (1980) e Correio Para Mulheres (2006), apontando as variações das perspectivas literárias nas quais as mulheres eram vistas como subalternas, evidenciando a violência de gênero atravessada por concepções colonialistas. O estudo realiza um levantamento bibliográfico de abordagem analítica e qualitativa, o qual obteve referências no campo das investigações literárias e históricas para a sua análise e elaboração. Os resultados dessa pesquisa indicam que, a partir do paralelo que foi traçado entre as figuras femininas da literatura brasileira e as concepções teóricas sobre o colonialismo e a colonialidade, é possível delinear diferentes condições sociohistóricas das quais foram sujeitas as mulheres na sociedade.

Biografia do Autor

Gustavo dos Santos Souza, Universidade Católica Dom Bosco

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco - PPGE/UCDB. Licenciado em História pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB.

Stephanie Miranda dos Santos

Especialista em Metodologias do ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica pela Universidade Unopar (UNOPAR). Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Downloads

Publicado

2022-08-17