Novos contornos do feminismo a partir do Sul

greve geral e potência

Autores

Resumo

Trata-se de resenha da obra "A potência feminsta, ou o desejo de transformar tudo" de Verónica Gago, publicada em 2020. A obra traz oito teses sobre o atual feminismo transnacional, conceituando-o e relacionando-o com referenciais teóricos marcantes do feminismo, em geral. Focando na realidade da América Latina, a obra se preocupa em relatar experiências e realidades particulares, que se inserem em diferentes eixos de discriminação, para assim ressaltar como a própria discriminação pode se tornar ferramenta de luta e emancipação de mulheres.

Biografia do Autor

Lorena de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Trabalho e Cultura, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e do Grupo Direito e Sexualidade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem interesse nas áreas do feminismo, interseccionalidade, sexualidade, gênero e violências relacionadas.

Eduarda Maria Murad, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2019). Pós-Graduada em Direito Constitucional pela Damásio Educacional. Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás. Foi coordenadora assistente do Programa Goiás Sem Fronteiras, assessora parlamentar na Câmara Municipal de Goiânia, desempenhando funções, como: elaboração de projetos de leis e análise de projetos na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Downloads

Publicado

2022-08-29