A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NO ESPAÇO SAGRADO: UMA PERSPECTIVA DAS NOTÍCIAS BASEADAS EM PAPÉIS NORMATIZADOS DE GÊNERO

Autores

  • Angelita Pereira de Lima Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - (PPGIDH) da Universidade Federal de Goiás
  • Ana Paula de Castro Neves PPGIDH/UFG

Resumo

Esse artigo visa analisar por meio de notícias como construção social das mulheres como serem vulneráveis à violência é justamente no espaço familiar, sendo idealizado, na sociedade moderna, como palco sagrado e refúgio para a barbárie social Saffioti (1994), como resultado da socialização. Assim, a pesquisa teve por objetivo apresentar dados catalogados na dissertação de mestrado “A notícia de violência contra a mulher e a violência da notícia”, em que foram analisados os casos de seis mulheres em situação de violência doméstica, que tiveram suas histórias publicadas pelos diários que circulam em Goiânia, O Popular e o Diário da Manhã. As mulheres entrevistadas foram selecionadas a partir de uma consulta a esses dois jornais veiculados nos anos de 1997 e 1998, perfazendo um total de 1456 exemplares, dos quais 88 notícias foram consideradas universo da pesquisa. Pode-se concluir que na maioria das notícias selecionadas para definir os sujeitos da pesquisa, a violência aconteceu na casa da vítima, reforçando que historicamente é no espaço da conjugalidade, isto é, a casa, que os conflitos de gênero dessas relações que disputam a violência se estabelece.

 

Biografia do Autor

Angelita Pereira de Lima, Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - (PPGIDH) da Universidade Federal de Goiás

Bacharela em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo, Mestra em Educação Brasileira e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos. Diretora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Professora da UFG desde 2002. Atua em docência com ênfase em produção de texto jornalístico, jornalismo literário e narrativas de vidas; jornalismo investigativo e de dados. É pesquisadora de gênero e direitos humanos. Realiza atividades de extensão voltadas para ações afirmativas, questões de gênero e direitos humanos, comunicação popular e comunitária. É membro-pesquisadora do Núcleo de Estudo: Espaço, Sujeito e Existência Dona Alzira, vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais do Iesa/UFG; do Núcleo Geografia, Literatura e Arte (Geoliterart), vinculado ao Departamento de Geografia da USP; e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Jornalismo e Diferença - Pindoba, vinculado à FIC/UFG. Atualmente é Reitora nomeada da UFG.

Ana Paula de Castro Neves , PPGIDH/UFG

Doutoranda e Mestre em Direitos Humanos do Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - (PPGIDH) da Universidade Federal de Goiás. Graduada em Direito (Bacharelado- 2004) pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Direito e Processo Civil (2007) pela Uni-Anhaguera. Aluna especial da disciplina Alteridade, Ética e Direitos Humanos (2018) do curso de Mestrado em Direitos Humanos da Faculdade Federal de Goiás. Atuou com advogada militante (2005 a 2009) na Capital Advocacia. Atuou como assessora jurídica (2012 a 2015) no Centro de Referência em Assistência Social do município de Goiânia-GO, com ênfase nas Medidas Socioeducativas e violação de Direitos Humanos. Atuou como tutora curso de Segurança do Trabalho (2013 a 2016) à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Atualmente é advogada militante e estudante. Tem experiência nas áreas de Direito, Educação e Direito Humanos.

Downloads

Publicado

2022-08-29