Chamada de artigos - Dossiê: Revoluções e revoltas no século XX

2017-12-29

A Revista Eletrônica Discente Manduarisawa do Curso de História da UFAM é um periódico anual, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFAM). A revista pretende manter um regime de periodicidade regular e sistema de dossiê temático organizado pelos Conselhos Editorial e Consultivo. Tendo como público alvo a comunidade de pesquisadores, graduandos, graduados e pós-graduandos de História e áreas afins vinculados a instituições de ensino superior e centros de pesquisa do país.

A Revista Manduarisawa, em sua segunda edição, traz para o debate, em memória da Revolução Russa de 1917, o tema “Revoluções e revoltas no século XX”, com objetivo de incluir debates e reflexões sobre os movimentos que propuseram transformações radicais ao mundo inspirados na Revolução Russa de 1917, em especial, a Revolução de Outubro, que nas palavras de Hobsbawm, “Tornou-se tão fundamental para a história deste século quanto a Revolução Francesa de 1789 para o Século XIX” (HOBSBAWM, 1995, p.62).

A Revolução Russa de 1917 foi um dos processos históricos mais impactantes do breve século XX, na sua originalidade, colocou os trabalhadores do campo e da cidade como agentes da sua própria história, conduzindo, assim, às mudanças que o país necessitava. A vitória da Revolução, nas reflexões de Hobsbawm, foi garantida por três fatores decisivos: 1. O Poder único, ou seja, a construção de um Estado no centralizado e disciplinado Partido Comunista; 2. Era o único governo capaz de manter a Rússia integral como Estado; e, 3. A Revolução permitia ao campesinato, até então, tomar a terra (HOBSBAWM, 1995, p.71).

Assim, consolidada a Revolução, sua influência e expansão fez-se sentir longe, tanto na Ásia, como na África, como também nas Américas, ou seja, seus ideias circularam o mundo estimulando debates políticos, econômicos e sociais produzindo, assim, o maior movimento revolucionário organizado da história moderna, inspirando não só revolucionários, mas revoluções.

Neste bojo, convidamos pesquisadores (as) de todo o país, com produção voltada à temática aqui proposta, que apresentem suas contribuições. Vale lembrar que além do dossiê, a revista receberá contribuições para outras seções, como: Artigos Livres, Resenhas e Pesquisa de Experiência em Docência.

As colaborações devem configurar-se como artigos inéditos, por meio de textos enviados espontaneamente e nas condições e prazos estabelecidos por esta Chamada. O material recebido será avaliado pelo conselho editorial e por pareceristas ad hoc, aos quais caberá a decisão de aprovação das contribuições recebidas.

A Manduarisawa – Revista Eletrônica Discente do curso de História da UFAM não se responsabiliza pela redação, nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores/autores dos artigos.

Os trabalhos deverão ser encaminhados até o dia 02/03/2018.

Acesse o Edital Completo: Edital Completo - Normas de Publicação - 2ª edição.

 

Cordialmente,

Conselho Editorial - Revista Manduarisawa