Chamada para o dossiê "HISTÓRIA SOCIAL DAS PRISÕES E PUNIÇÕES: PROJETOS, TRAJETÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E CONTROLES"

2024-04-03

MANDUARISAWA - Revista Discente do Curso de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) convida os pesquisadores (as) de todo o país a enviarem artigos inéditos para o dossiê "HISTÓRIA SOCIAL DAS PRISÕES E PUNIÇÕES: PROJETOS, TRAJETÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E CONTROLES"  organizado pelos pesquisadores Dr. Flávio de Sá Cavalcanti Albuquerque Neto (IFPE) e Me. João Victor da Silva Furtado (UFPA).

O objetivo do presente dossiê é reunir estudos que tratem da trajetória de homens e mulheres que passaram pela experiência de prisão ou punição em diferentes contextos históricos e conjunturas políticas. A escolha da temática se relaciona com estudos históricos contemporâneos que, em diálogo com a História Social Inglesa, sobretudo com o conceito de “experiência” de Edward Palmer Thompson, têm atribuído maior atenção às experiências dos sujeitos que vivenciaram a punição – em especial a prisão - sob diferentes perspectivas. Neste sentido, aspectos econômicos, sociais e culturais são considerados nas abordagens historiográficas, fazendo com que a história das práticas punitivas deixe de ser lida exclusivamente sob a ótica da correção, o que vem sendo o eixo dos estudos historiográficos a cerca de duas décadas. Marcos teóricos para além de Michel Foucault têm contribuído para a diversificação e ampliação temática e teórico-metodológica nas pesquisas sobre o sistema punitivo em diversos contextos sociais e temporais brasileiros.

Projetos e transformações em espaços prisionais, cotidiano prisional, legislações criminais e penais, experiências de prisão, relações interpessoais de conflitos e acordos são temas que vem recebendo cada vez mais destaque, contribuindo para que os espaços das prisões e punições que, embora pensados como forma de controle, sejam lidos de forma mais diversa, privilegiando sua dimensão humana e atribuindo protagonismo àqueles que cotidianamente os constroem. Neste movimento, para além da documentação de natureza judicial e criminal, comumente visitada nestes estudos, ocorre um processo de ampliação das metodologias e fontes, tais como a oralidade, o uso de fontes periódicas, literatura, documentos do âmbito legislativo, registros do âmbito religioso, cartas, petições, dentre outros.

Por meio destas abordagens, novos problemas de pesquisa são construídos pensando a prisão para além de seus muros, considerando as múltiplas conexões da punição com a sociedade na qual está inserida. Além dos temas de prisão e punição, destacam-se também outras temáticas como: violência, repressão, justiça criminal, crimes, mundos do trabalho e exílio.

Os artigos encaminhados para a revista serão analisados pelo processo de avaliação duplo-cega e devem cumprir os pré-requisitos para a publicação. Caso aprovados, os trabalhos serão publicados no volume v. 8, n. 2, que está previsto para ser lançado em dezembro de 2024.

A Revista também aceitará propostas de resenhas, relatos de experiência e entrevistas nesta temática para compor o presente dossiê.

Prazo final para submissão de artigos: 31-08-2024