Toada Amazônica

Célula rítmica tradicional

Autores

  • Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

toada, ritmo, cultura, desafios amazônicos, Parintins

Resumo

O presente estudo se limita a dar visibilidade a célula rítmica da toada amazônica para fins de registro musicológico do patrimônio cultural de nosso estado. É fruto de observação e análise sistemática de amostras de formato audiovisual e própria experiência do autor em questão. Pretende, além do objetivo geral, dar suporte básico e elementar ao quadro de notação musical e difusão do debate sobre o tema. Considera o esforço ligado à nossa memória e construção da linha evolutiva da história da música no Amazonas entre sua cultura e desafios da terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBIERI, Ricardo José de Oliveira. Samba de enredo e Toada de Boi-Bumbá: a experiência dos compositores na cidade de Manaus. In: Cronos: R. Pós-Grad. Ci. Soc. UFRN, Natal, v. 15, n.1, p.35 - 49 jan./jun. 2014.

BNC. Morre Sidney Rezende, o mineiro que sofisticou a toada de Parintins: Sidney começou tocando toada com Paulinho Faria e logo em seguida ajudou a formar o regional Vermelho e Branco, sua vitrine musical. Brasil Norte Comunicação. 2018. Disponível em: https://bncamazonas.com.br/municipios/morre-sidney-rezendemineiro- que-sofisticou-a-toada-de-parintins.

CAPRICHOSO. Marujada. Site oficial do Boi Bumbá Caprichoso. 2024. Disponível em: https://boicaprichoso.com.

GARANTIDO. Destaques Batucada, os camisa encarnada. Site oficial do Boi Bumbá Garantido. 2024. Disponível em: https://garantido.com.br.

MESTRINEL, Francisco de Assis Santana, A Batucada como experiência significativa: a Bateria Alcalina. In: Anais do XXII Congresso Nacional da ABEM. Natal, 2015.

Downloads

Publicado

19-05-2025

Como Citar

BRANDÃO MEDEIROS PINTO, R. A. Toada Amazônica: Célula rítmica tradicional. Revista da FAARTES, Manaus, v. 1, n. 1, p. 241–246, 2025. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17903. Acesso em: 21 maio. 2025.