Toada Amazônica
Célula rítmica tradicional
Palavras-chave:
toada, ritmo, cultura, desafios amazônicos, ParintinsResumo
O presente estudo se limita a dar visibilidade a célula rítmica da toada amazônica para fins de registro musicológico do patrimônio cultural de nosso estado. É fruto de observação e análise sistemática de amostras de formato audiovisual e própria experiência do autor em questão. Pretende, além do objetivo geral, dar suporte básico e elementar ao quadro de notação musical e difusão do debate sobre o tema. Considera o esforço ligado à nossa memória e construção da linha evolutiva da história da música no Amazonas entre sua cultura e desafios da terra.
Downloads
Referências
BARBIERI, Ricardo José de Oliveira. Samba de enredo e Toada de Boi-Bumbá: a experiência dos compositores na cidade de Manaus. In: Cronos: R. Pós-Grad. Ci. Soc. UFRN, Natal, v. 15, n.1, p.35 - 49 jan./jun. 2014.
BNC. Morre Sidney Rezende, o mineiro que sofisticou a toada de Parintins: Sidney começou tocando toada com Paulinho Faria e logo em seguida ajudou a formar o regional Vermelho e Branco, sua vitrine musical. Brasil Norte Comunicação. 2018. Disponível em: https://bncamazonas.com.br/municipios/morre-sidney-rezendemineiro- que-sofisticou-a-toada-de-parintins.
CAPRICHOSO. Marujada. Site oficial do Boi Bumbá Caprichoso. 2024. Disponível em: https://boicaprichoso.com.
GARANTIDO. Destaques Batucada, os camisa encarnada. Site oficial do Boi Bumbá Garantido. 2024. Disponível em: https://garantido.com.br.
MESTRINEL, Francisco de Assis Santana, A Batucada como experiência significativa: a Bateria Alcalina. In: Anais do XXII Congresso Nacional da ABEM. Natal, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.