Sobre a Revista

A Revista da FAARTES, periódico científico da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (FAARTES/UFAM), é uma publicação on-line de periodicidade semestral, com linha editorial independente. É um espaço aberto para todos aqueles que desenvolvem trabalhos acadêmicos de pesquisa em artes disciplinares ou pesquisas multidisciplinares, interdisciplinares ou transdisciplinares com objeto situado e/ou conectado ao fazer e pensar das linguagens artísticas.

A revista busca divulgar trabalhos inéditos de graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores da área artística ou que dialoguem com esta área, orientados na visão das artes como fenômeno humano e social, que relaciona objetos de estudo em seus respectivos contextos e quadros conceituais, em que os fenômenos estudados são abordados sob uma ótica crítica.

Esta ótica abrange o julgamento propositado e autorregulador, que resulta na interpretação, análise, avaliação e inferência, bem como o esclarecimento de considerações evidenciais, conceituais, metodológicas, criteriais ou contextuais em que se baseia esse julgamento.

A revista tem interesse específico na publicação de trabalhos voltados às seguintes temáticas:

  • Artes da Cena e suas subáreas
  • Artes Visuais e suas subáreas
  • Cinema, Audiovisual e suas subáreas
  • Música e suas subáreas
  • Inter/Muti/Transdisciplinaridades e suas conexões

Seções

A revista aceita publicações em fluxo contínuo para as seções:

Artigos: Trabalho de pesquisa, segundo as diretrizes de construção científica do conhecimento, que apresente uma clara contribuição para o desenvolvimento do conhecimento em artes e aborde uma das temáticas de interesse da revista. Tendo em vista esta finalidade, o artigo deve conter ampla revisão bibliográfica acerca da questão de pesquisa, referencial teórico-conceitual e metodológico adotado, resultados alcançados e contribuições do trabalho.

Resenhas: Resenha de livro publicado nos últimos 3 anos anteriores ao do número da revista, contendo: breve informação sobre o(s) autor(es); campo e abrangência de estudo da obra; as ideias principais e seus respectivos fundamentos e desenvolvimentos; e uma apreciação crítica mencionando as principais contribuições da obra para o campo de estudo. 

Efemérides: Texto(s) comemorativo(s) de personalidade ou eventos significativos para as artes.

Entrevistas: Texto(s) resultantes de entrevistas com personalidades significativas para as artes.

Documentos artísticos: partituras, obras visuais, registros sonoros, aplicativos, entre outros tipos de produtos relativos a documentos contendo informação de interesse artístico.

Resumos: Para estimular e disseminar a produção do conhecimento em artes, a revista também pretende publicar resumos das dissertações e teses de Mestrado e Doutorado concluídas no país.

A Revista da FAARTES poderá publicar, ainda, traduções de artigos e resenhas publicados anteriormente no exterior, respeitado o termo de compromisso estabelecido entre o autor e os editores originais do texto.