A influência do audiovisual na formação de novos públicos para a música

Reflexão sobre como o audiovisual atrai novos públicos para a música regional manauara e seus desafios

Autores

  • Evilyn Emanuelle Coelho Vasconcelos Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Redes sociais, Consumo musical, Música regional, Convergência midiática, Amazônia

Resumo

“A Influência do audiovisual na formação de novos públicos para a música: reflexão sobre como o audiovisual atrai novos públicos para a música regional manauara e seus desafios” investigou o impacto das redes sociais no consumo musical das gerações contemporâneas, com foco na música regional manauara. O objetivo principal foi analisar como as plataformas digitais, como o TikTok, Instagram e YouTube, influenciam as escolhas musicais dos jovens e promovem a visibilidade de artistas independentes. A pesquisa se baseou na teoria da convergência midiática de Henry Jenkins, que enfatiza a interação entre diferentes meios de comunicação e a participação ativa dos consumidores. Através de uma revisão bibliográfica, análise de casos e entrevista com uma artista local, o estudo identificou que as redes sociais tem um papel crucial na descoberta e consumo de música, democratizando o acesso à cultura e promovendo a diversidade musical. No entanto, a pesquisa também revelou desafios para artistas da região Norte. Conclui-se que as redes sociais oferecem um potencial significativo para a promoção da música regional, faz-se necessário que políticas públicas junto a iniciativas privadas sejam implementadas para garantir um desenvolvimento cultural mais equitativo e inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

JENKINS, Henry. Cultura da Conexão: Criando Valor e Significado por Meio da Mídia Propagável. São Paulo: Aleph, 2015.

PROCÓPIO, Beatriz. Entrevista concedida a Evilyn Emanuelle Coelho Vasconcelos. Artista Manauara. Manaus.

TUMA DE QUEIROZ, J. Como as redes sociais influenciam no consumo de música das gerações atuais? [s.l.], [s.n.]. Disponível em: https://static.casperlibero.edu.br/uploads/2023/12/Julia-Tuma_artigo.pdf. Acesso em: 14 ago. 2024.

Downloads

Publicado

19-05-2025

Como Citar

COELHO VASCONCELOS, E. E.; BRANDÃO MEDEIROS PINTO, R. A. A influência do audiovisual na formação de novos públicos para a música: Reflexão sobre como o audiovisual atrai novos públicos para a música regional manauara e seus desafios. Revista da FAARTES, Manaus, v. 1, n. 1, p. 71–75, 2025. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17884. Acesso em: 21 maio. 2025.