Ritmos e rimas
Expressão e aprendizado
Palavras-chave:
funk, trap, batalhas de rima, educação, cultura popularResumo
O artigo apresenta uma análise do projeto “Ritmos e Rimas: Expressão e Aprendizado”, implementado na Escola Municipal Mayara Redman Abdel Aziz por Axel Batalha Miranda, acadêmico do curso de licenciatura em História da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Este projeto propõe a utilização de gêneros musicais populares, como funk, trap e batalhas de rima, como ferramentas pedagógicas para integrar conteúdos curriculares à cultura musical dos jovens, valorizando suas expressões artísticas e socioculturais. Embasado na pedagogia crítica de Paulo Freire e em estudos sobre educação e cultura popular, o projeto busca desenvolver competências linguísticas, sociais e críticas por meio da criação e análise de letras e rimas. Além disso, visa fomentar o protagonismo juvenil e aumentar o envolvimento dos alunos nas atividades escolares. As atividades interdisciplinares e práticas de produção musical esperam promover empatia e estimular o pensamento crítico sobre temas contemporâneos. Conclui-se que a incorporação de gêneros musicais populares nas escolas pode contribuir significativamente para a construção de uma educação mais inclusiva e relevante para o contexto juvenil atual, ampliando o horizonte educacional e promovendo uma aprendizagem significativa que dialoga diretamente com as vivências dos estudantes.
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