Interdisciplinar é contar a História através das “Letras” do Brock
Palavras-chave:
música, interdisciplinaridade, inclusão, cultura, atualidadeResumo
O presente trabalho propõe discutir acerca do uso da música enquanto recurso didático nas aulas de Artes, Geografia, História e Língua Portuguesa, enfatizando o lúdico e a inclusão. Trabalhando a história nas letras das músicas do gênero musical rock nacional, ou o BRock, assim sendo, objetiva-se proporcionar ao aluno o aprimoramento em relação à inclusão e o senso crítico. Nesse contexto a escolha do rock traz uma tentativa de maior aproximação com alunos, por ser uma expressão da linguagem carrega a interdisciplinaridade em suas melodias. Além disso, esse fenômeno musical traz uma reflexão sobre o momento que o país vivia, nas décadas de 80/90. O resultado parcial enfatiza exposição de trabalhos dos alunos, festival interno de música, assim como os eixos cultural, de cidadania e comunicação. Portanto tornou-se propícia para letras contestatórias, liberais e que refletiam a realidade do país naquele e no momento atual, logo, “fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação” (BNCC, 2018, p. 60).
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