Interdisciplinar é contar a História através das “Letras” do Brock

Autores

  • Danielle Correa Ribeiro Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Tefé
  • Axel Batalha Miranda Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Palavras-chave:

música, interdisciplinaridade, inclusão, cultura, atualidade

Resumo

O presente trabalho propõe discutir acerca do uso da música enquanto recurso didático nas aulas de Artes, Geografia, História e Língua Portuguesa, enfatizando o lúdico e a inclusão. Trabalhando a história nas letras das músicas do gênero musical rock nacional, ou o BRock, assim sendo, objetiva-se proporcionar ao aluno o aprimoramento em relação à inclusão e o senso crítico. Nesse contexto a escolha do rock traz uma tentativa de maior aproximação com alunos, por ser uma expressão da linguagem carrega a interdisciplinaridade em suas melodias. Além disso, esse fenômeno musical traz uma reflexão sobre o momento que o país vivia, nas décadas de 80/90. O resultado parcial enfatiza exposição de trabalhos dos alunos, festival interno de música, assim como os eixos cultural, de cidadania e comunicação. Portanto tornou-se propícia para letras contestatórias, liberais e que refletiam a realidade do país naquele e no momento atual, logo, “fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação” (BNCC, 2018, p. 60).

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Publicado

19-05-2025

Como Citar

CORREA RIBEIRO, D.; BATALHA MIRANDA, A. Interdisciplinar é contar a História através das “Letras” do Brock. Revista da FAARTES, Manaus, v. 1, n. 1, p. 113–124, 2025. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17888. Acesso em: 21 maio. 2025.