A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO A PARTIR DA LDB - 9394/96
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Legislação##common.commaListSeparator## Ensino##common.commaListSeparator## Tecnologias Educacionais要旨
O artigo propõe reflexões sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos documentos oficiais que orientam o uso e a inserção das TICs no âmbito escolar no ensino brasileiro a partir da Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96. Para isso destaca-se os PCNs, a BNCC, o PNE (2014-2024) e o Programa Nacional de Tecnologia Educacional. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo. O método de pesquisa e de análise assenta-se no materialismo histórico-dialético, considerando as transformações sociais e históricas de cada documento e a contradição da realidade concreta. Apesar dos avanços que os documentos apresentam, a desigualdade de acesso dificulta a efetivação de tais diretrizes. Assim, estudos apontam que as políticas públicas precisam favorecer todos, de modo equitativo, para que a justiça social aconteça e as tecnologias nas escolas não se tornem instrumento de exclusão ou segregação, mas potencialize o pensamento crítico.