A FORMAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES A PARTIR DE COMUNIDADES DE PRÁTICA E PROCESSOS ECOFORMATIVOS EM ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS
Palavras-chave:
educador ambiental, educação infantil, espaços educadores sustentáveis, ecoformação, comunidades de práticaResumo
A formação de educadores ambientais na Educação Infantil é um processo contínuo e dinâmico, que se constrói a partir da interação entre sujeitos, espaços e práticas pedagógicas. Neste artigo investiga-se a formação dos educadores ambientais no contexto da Educação Infantil, considerando o estabelecimento de comunidades de prática com processos ecoformativos em espaços educadores sustentáveis. Inserido em uma pesquisa maior de doutorado em andamento, o estudo discute como a constituição da identidade do educador ambiental ocorre por meio da interação com o ambiente e com seus pares. Fundamentado na perspectiva das comunidades de prática e da ecoformação, o discute-se a importância da reflexão sobre a prática pedagógica e da participação ativa na construção do conhecimento. Nesse caminho, os espaços educadores sustentáveis tornam-se ambientes fundamentais para a construção de sujeitos socioambientalmente responsáveis, fomentando uma educação comprometida com a sustentabilidade. Também, reforça-se a necessidade de políticas públicas e iniciativas que incentivem a formação continuada dos educadores ambientais e a criação de espaços educadores sustentáveis na Educação Infantil.