A FORMAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES A PARTIR DE COMUNIDADES DE PRÁTICA E PROCESSOS ECOFORMATIVOS EM ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS

著者

##semicolon##

educador ambiental##common.commaListSeparator## educação infantil##common.commaListSeparator## espaços educadores sustentáveis##common.commaListSeparator## ecoformação##common.commaListSeparator## comunidades de prática

要旨

A formação de educadores ambientais na Educação Infantil é um processo contínuo e dinâmico, que se constrói a partir da interação entre sujeitos, espaços e práticas pedagógicas. Neste artigo investiga-se a formação dos educadores ambientais no contexto da Educação Infantil, considerando o estabelecimento de comunidades de prática com processos ecoformativos em espaços educadores sustentáveis. Inserido em uma pesquisa maior de doutorado em andamento, o estudo discute como a constituição da identidade do educador ambiental ocorre por meio da interação com o ambiente e com seus pares. Fundamentado na perspectiva das comunidades de prática e da ecoformação, o discute-se a importância da reflexão sobre a prática pedagógica e da participação ativa na construção do conhecimento. Nesse caminho, os espaços educadores sustentáveis tornam-se ambientes fundamentais para a construção de sujeitos socioambientalmente responsáveis, fomentando uma educação comprometida com a sustentabilidade. Também, reforça-se a necessidade de políticas públicas e iniciativas que incentivem a formação continuada dos educadores ambientais e a criação de espaços educadores sustentáveis na Educação Infantil.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Pos-Doutorado em Educação: Currícullo e Ensino - pela Barry University, FLORIDA, USA (Fianciamento:CAPES).. Doutora em Educação - Currículo e ensino - pela Florida International University, USA (Scholarship FIU). Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de pesquisa de Políticas e Práticas de Currículo e Gestão cadastrado no CNPQ. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí. Editora Gerente da Revista Contrapontos e revisora de vários periódicos científicos da área. Avaliadora de Projetos para Agências de Fomento CNPQ, FAPESC, FACEPE, UERJ, entre outras. IAmpla experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em: Politicas Publicas, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular. Suas pesquisas estão focadas nos temas: Políticas Públicas, Currículo, e Avaliação Educacional. Faz parte do Banco de Avaliadores do INEP, atuando ativamente nos Atos e Processos Regulatórios de Avaliação do Ensino Superior da Educação Brasileira, tanto na modalidades presenciais quanto na Educação à Distância.

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-doutoranda (CNPq) em Anthropologie Politique et changement climatique - École dês Hautes études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França. Pós-doutora em Resiliência Climática pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade (PPGDRS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com previsão de conclusão em 2025. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), concluído em 2021, e Mestre em Educação pela mesma instituição, em 2018. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela UNINASSAU (2014) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins (2012). Atua como pesquisadora e professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE da Universidade do Vale do Itajaí no âmbito do Mestrado e Doutorado. É pesquisadora e orientadora de pesquisas com ênfase em: Educação Ambiental, emergências climáticas, justiça climática, abordagens socioambientais, políticas públicas, teorias e práticas de currículo, formação (inicial e continuada) de professores. Membro de Grupos e Redes de Pesquisa como Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima (RIPERC Network) e a Comissão de Gestão Participativa da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (ReaSul). Representante Institucional da UNIVALI junto a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC) e no Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas. Coordenadora estadual do elo SC do Global Youth Climate Pact (GYCP).

##submission.downloads##

出版済

2025-07-02