“A GENTE VÊ QUE ELES TÊM AMOR AO IPÊ”: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ILHA DO MARAJÓ, PARÁ, BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Plantio coletivo, Consciência ambiental, Cidadania

Resumo

Este relato da experiência apresenta a implementação e desenvolvimento de um projeto de educação ambiental com crianças do ensino infantil, em uma escola ribeirinha da Vila de Santo Amaro localizada no município de Portel, localizada na Ilha do Marajó, Pará, Brasil. O relato conta com a descrição geral de uma das atividades realizadas durante o projeto, que consistiu em um plantio coletivo de um Ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus). Ao longo do processo, notou-se que as crianças desenvolveram afeto pelo Ipê, além de considerá-lo sua responsabilidade. Nesse sentido, o projeto aponta indícios de êxito no despertar da consciência ambiental nas crianças, bem como para a construção de uma cidadania ambiental, fundamental no combate às ameaças à sociobiodiversidade amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Sepulvreda, Universidade Federal do Pará

Bióloga, Mestre em Ciências Ambientais e Doutoranda em Educação em Ciências, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Rua Augusto Correa, n.01, bairro Guamá, Belém, Pará, Brasil, 66075-110. E-mail: bsepulvreda@gmail.com. Telefone: (91) 8284-6858.  Autor para correspondência.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9946-286X

 

Edenise dos Anjos das Neves, Secretaria Municipal de Educação de Portel

Pedagoga, professora na Escola Referência Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Estefânia Monteiro, Secretaria Municipal de Educação de Portel, Prefeitura de Portel, Pará, Brasil. E-mail: edenisedosanjos@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0009-0005-9318-7322

Mayara Larrys, Museu Paraense Emílio Goeldi

Bióloga, Mestre e Doutora em Ensino de Ciências, Serviço de Educação, Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, Pará, Brasil. E-mail: mayaralarrys@ufpa.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5501-4045

Downloads

Publicado

2025-07-02