RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIAS DA NATUREZA DO CAFS/UFPI
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residência pedagógica; educação do campo; ciências da natureza; docência.要旨
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) fez parte da Política Nacional de Formação de Professores. Buscou aprimorar a formação prática nas licenciaturas e proporcionar a integração entre educação básica e superior. Assim, o presente artigo tem como objetivo comunicar experiências vivenciadas por uma discente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, durante o Programa de Residência Pedagógica. Trata-se de um relato de experiência com base na observação e nas experiências ocorridas no PRP. As ações aconteceram nos anos finais do ensino fundamental e no 1° ano do ensino médio, em duas escolas do campo de Floriano, na área de Ciências da Natureza. Foi realizado o planejamento e a aplicação de atividades pedagógicas, bem como, a observação do contexto das escolas, professores e alunos. Além disso, o PRP proporcionou a participação em eventos científicos. O caminho pelo PRP foi supervisionado por uma docente da universidade e outra da educação básica. Em relação aos resultados, destaca-se os materiais didáticos produzidos, o conhecimento acerca de melhorias necessárias no transporte escolar e a necessidade de recursos/métodos que possam tornar os conteúdos expostos mais fáceis para a compreensão dos alunos. Soma-se a isso, o investimento em formação continuada para os professores. Diante disso, conclui-se que a residência pedagógica propiciou a aquisição de conhecimentos sobre o contexto escolar e a formação acadêmica na licenciatura. Permitiu o aprimoramento da prática docente, sanar o medo da regência de classe e contribuiu para uma formação pessoal e profissional consistente.