RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIAS DA NATUREZA DO CAFS/UFPI

Autores/as

  • Carla Karoline Moura Caminha Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Marcones Ferreira Costa Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Glaucia Silva Ferreira Universiidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Michelle de Paula Madeira Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palabras clave:

residência pedagógica; educação do campo; ciências da natureza; docência.

Resumen

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) fez parte da Política Nacional de Formação de Professores. Buscou aprimorar a formação prática nas licenciaturas e proporcionar a integração entre educação básica e superior. Assim, o presente artigo tem como objetivo comunicar experiências vivenciadas por uma discente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, durante o Programa de Residência Pedagógica. Trata-se de um relato de experiência com base na observação e nas experiências ocorridas no PRP. As ações aconteceram nos anos finais do ensino fundamental e no 1° ano do ensino médio, em duas escolas do campo de Floriano, na área de Ciências da Natureza. Foi realizado o planejamento e a aplicação de atividades pedagógicas, bem como, a observação do contexto das escolas, professores e alunos. Além disso, o PRP proporcionou a participação em eventos científicos. O caminho pelo PRP foi supervisionado por uma docente da universidade e outra da educação básica. Em relação aos resultados, destaca-se os materiais didáticos produzidos, o conhecimento acerca de melhorias necessárias no transporte escolar e a necessidade de recursos/métodos que possam tornar os conteúdos expostos mais fáceis para a compreensão dos alunos. Soma-se a isso, o investimento em formação continuada para os professores. Diante disso, conclui-se que a residência pedagógica propiciou a aquisição de conhecimentos sobre o contexto escolar e a formação acadêmica na licenciatura. Permitiu o aprimoramento da prática docente, sanar o medo da regência de classe e contribuiu para uma formação pessoal e profissional consistente.

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Biografía del autor/a

Carla Karoline Moura Caminha , Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Discente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Universidade Federal do Piauí, Floriano - Piauí.

Marcones Ferreira Costa , Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Universidade Federal do Piauí, Floriano - Piauí. 

Glaucia Silva Ferreira , Universiidade Federal do Piauí (UFPI)

Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Universidade Federal do Piauí, Floriano - Piauí.

Michelle de Paula Madeira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Universidade Federal do Piauí, Floriano - Piauí.

Publicado

2025-07-02