AFINAL “QUEM EDUCA OS EDUCADORES INDÍGENAS” NO SUL DO AMAZONAS? UMA REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES INDÍGENAS NO CONTEXTO DE HUMAITÁ E MANICORÉ-AM
##semicolon##
Educadores indígenas, Formação Pedagógica, Povos indígenas Kagwahiva要旨
Neste estudo realizado em Humaitá-Am, investigou-se o funcionamento das formações para os professores indígenas da Educação Básica. O objetivo foi investigar a formação de professores indígenas no contexto do Sul do Amazonas, Humaitá e Manicoré nos últimos cinco anos. O método adotado envolveu análise documental e entrevistas com professores indígenas e instituições, Secretária de Educação (SEMED) e Secretária de Educação e Desporto Escolar (SEDUC). Os resultados destacam o ponto de vista das instituições em comparação com autores que abordam a formação de professores indígenas, revelando a necessidade de uma reflexão crítica sobre a relação entre os objetivos educacionais das instituições e os métodos utilizados pelos professores indígenas em sala de aula, evidenciando tanto aspectos positivos quanto divergentes no processo de fomação adotado no currículo estabelecido pela Secretárias de Educação.