AFINAL “QUEM EDUCA OS EDUCADORES INDÍGENAS” NO SUL DO AMAZONAS? UMA REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES INDÍGENAS NO CONTEXTO DE HUMAITÁ E MANICORÉ-AM

著者

##semicolon##

Educadores indígenas, Formação Pedagógica, Povos indígenas Kagwahiva

要旨

Neste estudo realizado em Humaitá-Am, investigou-se o funcionamento das formações para os professores indígenas da Educação Básica. O objetivo foi investigar a formação de professores indígenas no contexto do Sul do Amazonas, Humaitá e Manicoré nos últimos cinco anos. O método adotado envolveu análise documental e entrevistas com professores indígenas e instituições, Secretária de Educação (SEMED) e Secretária de Educação e Desporto Escolar (SEDUC). Os resultados destacam o ponto de vista das instituições em comparação com autores que abordam a formação de professores indígenas, revelando a necessidade de uma reflexão crítica sobre a relação entre os objetivos educacionais das instituições e os métodos utilizados pelos professores indígenas em sala de aula, evidenciando tanto aspectos positivos quanto divergentes no processo de fomação adotado no currículo estabelecido pela Secretárias de Educação.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Amazonas (2008) e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2010), doutorado em Ciencias Sociais pela Universidade Estadual Paulista- UNESP (2019). Antropólogo, atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Amazonas/ Campus de Humaitá. Tem experiência na área de Antropologia/Etnologia com ênfase em Antropologia Indígena , atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, cultura, identidades, territorialidades e conflitos socioambientais.

  • http://lattes.cnpq.br/1730905579503048

##submission.downloads##

出版済

2025-07-02