AFINAL “QUEM EDUCA OS EDUCADORES INDÍGENAS” NO SUL DO AMAZONAS? UMA REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES INDÍGENAS NO CONTEXTO DE HUMAITÁ E MANICORÉ-AM

Authors

Keywords:

: Indigenous educators, Pedagogical Training, Kagwahiva indigenous peoples

Abstract

Neste estudo realizado em Humaitá-Am, investigou-se o funcionamento das formações para os professores indígenas da Educação Básica. O objetivo foi investigar a formação de professores indígenas no contexto do Sul do Amazonas, Humaitá e Manicoré nos últimos cinco anos. O método adotado envolveu análise documental e entrevistas com professores indígenas e instituições, Secretária de Educação (SEMED) e Secretária de Educação e Desporto Escolar (SEDUC). Os resultados destacam o ponto de vista das instituições em comparação com autores que abordam a formação de professores indígenas, revelando a necessidade de uma reflexão crítica sobre a relação entre os objetivos educacionais das instituições e os métodos utilizados pelos professores indígenas em sala de aula, evidenciando tanto aspectos positivos quanto divergentes no processo de fomação adotado no currículo estabelecido pela Secretárias de Educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jordeanes do Nascimento Araújo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Amazonas (2008) e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2010), doutorado em Ciencias Sociais pela Universidade Estadual Paulista- UNESP (2019). Antropólogo, atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Amazonas/ Campus de Humaitá. Tem experiência na área de Antropologia/Etnologia com ênfase em Antropologia Indígena , atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, cultura, identidades, territorialidades e conflitos socioambientais.

  • http://lattes.cnpq.br/1730905579503048

Published

2025-07-02