A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE EM UMA CRECHE DE HUMAITÁ, AMAZONAS, BRASIL
Palabras clave:
Qualidade, Educação Infantil, Creche, BNCC, Diretrizes Operacionais, Práticas Pedagógicas, BrincarResumen
Esta pesquisa, realizada em uma creche municipal de Humaitá, Amazonas, tem como objetivo investigar a qualidade da educação na Educação Infantil, com foco na identificação de práticas que promovam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos, em consonância com as diretrizes nacionais e os princípios de uma sociedade mais justa e equitativa. A metodologia utilizada foi qualitativa, com coleta de dados por meio de observação participante, entrevistas com as famílias e análise de documentos. Os dados foram analisados à luz das Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil (2024) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil (2017), com ênfase na importância do brincar como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de aprimoramento da qualidade do atendimento, com foco na implementação dos cinco Campos de Experiências da BNCC e na valorização do brincar como um direito fundamental da criança, estimulando a participação ativa das famílias no processo educacional.