A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE EM UMA CRECHE DE HUMAITÁ, AMAZONAS, BRASIL

Authors

  • Aline dos Santos Batista Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Angela Maria Gonçalves de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Keywords:

Qualidade, Educação Infantil, Creche, BNCC, Diretrizes Operacionais, Práticas Pedagógicas, Brincar

Abstract

Esta pesquisa, realizada em uma creche municipal de Humaitá, Amazonas, tem como objetivo investigar a qualidade da educação na Educação Infantil, com foco na identificação de práticas que promovam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos, em consonância com as diretrizes nacionais e os princípios de uma sociedade mais justa e equitativa. A metodologia utilizada foi qualitativa, com coleta de dados por meio de observação participante, entrevistas com as famílias e análise de documentos. Os dados foram analisados à luz das Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil (2024) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil (2017), com ênfase na importância do brincar como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de aprimoramento da qualidade do atendimento, com foco na implementação dos cinco Campos de Experiências da BNCC e na valorização do brincar como um direito fundamental da criança, estimulando a participação ativa das famílias no processo educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline dos Santos Batista, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduanda do curso de Pedagogia.

Angela Maria Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente Universidade Federal do Amazonas/IEAA

Published

2025-07-02