ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA: MAPEAMENTO E ANÁLISE DE PESQUISAS DE REVISÃO DE LITERATURA

Authors

Keywords:

Experimentação; Ensino de Ciências; Estado do conhecimento; Práticas pedagógicas; Ensino experimental., Experimentación; Enseñanza de las Ciencias; Estado del conocimiento; Prácticas pedagógicas; Enseñanza experimental.

Abstract

Este estudo realizou uma revisão de literatura sobre atividades experimentais no ensino de Física, com foco nas publicações disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES entre 2014 e 2023. A pesquisa teve como objetivo analisar de que maneira as revisões de literatura estruturam e contextualizam as práticas pedagógicas envolvendo atividades experimentais no ensino de Física, evidenciando tendências, desafios e limitações nessa área. Seguindo uma abordagem de revisão de mapeamento em pesquisa educacional, a seleção dos artigos foi conduzida com base em critérios de inclusão e exclusão. A triagem inicial considerou títulos, resumos e palavras-chave, enquanto a análise final envolveu a leitura integral dos textos para garantir a identificação de revisões de literatura. Os achados destacam a falta de aprofundamento teórico sobre a experimentação no ensino de Física, as limitações na contextualização histórica de experimentos e o impacto das novas tecnologias na prática experimental. A análise apontou ainda a falta de transparência metodológica em algumas revisões, o que compromete a reprodutibilidade dos estudos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-07-02