POR UMA REVISTA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO NORTE

Autores

  • Samuel Vinente Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) http://orcid.org/0000-0002-7205-9680
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva é o primeiro periódico científico do Amazonas voltado para a disseminação do conhecimento na área. Embora tenhamos observado no Brasil que a expansão dos cursos de pós-graduação tenha propiciado significante ascensão da produção científica, na região Norte as pesquisas ainda ganham pouca visibilidade nos importantes veículos de comunicação da área.

Entendemos que é relevante ampliar a socialização dos conhecimentos produzidos, visando avançar nas práticas escolares junto aos estudantes e no processo de formação de profissionais comprometidos com uma educação de qualidade. Dessa forma, como proposta inicial desde a constituição da revista, foi divulgada uma chamada para a submissão de manuscritos, dos quais alguns integram esse volume.

Foram encaminhados ao Comitê Editorial mais de cinquenta manuscritos, avaliados por consultores Ad hoc das mais diferentes regiões e instituições desse imenso Brasil. Cabe aqui nessa primeira edição registrar nossos agradecimentos a toda essa equipe que esmerou-se na concretização desse sonho: o nascimento de um periódico sobre Educação Inclusiva na Região Norte.

Nessa edição inaugural, a revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, traz oito relatos de pesquisa, dois relatos de experiência, uma revisão de literatura e um ensaio teórico. Os textos foram submetidos por pesquisadores de renomadas instituições, das quais podemos elencar: UFAM, UFSCar, USP, UNESP, UFRJ, UnB, UERJ, UFF, FEI, FUNDEPE, UNIASSELVI, UNIITALO, FMU, Centro Universitário Claretiano, Anhanguera e Faculdade Barão do Rio Branco.

Avançando no desafio de manter a periodicidade semestral da revista, já está em organização o próximo número, que também contará com manuscritos oriundos de autores de diversas instituições. Estamos também trabalhando para indexar a revista em bases de dados nacionais e internacionais, visando qualificar o periódico para a futura avaliação a ser realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Concomitante a esse projeto, fortalecer a comissão editorial com editores internacionais e nacionais também será um esforço a ser assumido pela equipe para as próximas edições. São muitos os desafios a serem transpostos, mas ao inaugurar esse volume, acreditamos que com o apoio institucional que vimos recebendo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e dos colaboradores e autores da revista, ainda vamos avançar bastante.

Boa leitura!

Biografia do Autor

Samuel Vinente, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2014) e Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Atualmente é doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas e Legislação educacional.

 

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

Vinente, S., Costa, M. da P. R. da, & Marques, M. do P. S. D. (2018). POR UMA REVISTA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO NORTE. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(1), 08–09. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4768

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)