Etnometodologia como teoria do social: diálogos teóricos-reflexivos

Autores/as

  • Tiago Pereira Gomes Universidade Federal do Piauí-UFPI
  • Neide Cavalcante Guedes Universidade Federal do Piauí-UFPI

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.11664

Palabras clave:

Pesquisa qualitativa, Etnometodologia, Teoria do Social, Atores sociais

Resumen

Discutir el enfoque epistemológico que sustenta la Etnometodología como teoría social basada en reflexiones guiadas por lentes teórico-reflexivas y los principios dialécticos de la investigación sociológica integral se convierte en el objetivo central de este estudio, destacando aportes relevantes para la investigación educativa y otros campos del saber. El propósito de este estudio se basó en estudios cualitativos y etnometodológicos, profundizados en las disciplinas del Programa de Doctorado en Educación de la Universidad Federal de Piauí, y del Núcleo de Estudios sobre Formación, Evaluación, Gestión y Currículo-NUFAGEC, apoyado por la Fundación de Apoyo a la Investigación del Estado de Amazonas – FAPEAM. Estos registros teórico-reflexivos señalan que comprender las realidades cotidianas de los actores sociales en sus procesos de interacción y lenguaje, considerando sus actividades prácticas, es una característica única de la Etnometodología como teoría social y está contribuyendo significativamente a la investigación cualitativa y especialmente en los estudios en la educación en tanto considera las acciones prácticas de los actores sociales que forman parte del campo educativo, favoreciendo la construcción del conocimiento.

Biografía del autor/a

Tiago Pereira Gomes, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018). Especialista em Língua Brasileira de Sinais com Habilitação em Docência e Interpretação pela UNIFSA (2012). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar com Docência do Ensino Superior-IESM (2013). Graduado em Pedagogia pela UNIFSA (2010). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo- NUFAGEC/UFPI e do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a diversidade- GPEFED/ICET/UFAM. Foi professor da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI (2011-2019). Coordenador Local do PARFOR/UESPI- núcleo de José de Freitas-PI (2017-2019). Tem experiências como técnico em Educação na Rede Municipal e Privada de Ensino de José de Freitas-PI. Trabalhou como consultor e assessor pedagógico na Educação Básica. Atualmente é Professor Assistente do Instituto de Ciências e Tecnologias -ICET da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica e Superior. Formação de professores. Práticas: educativa, pedagógica e docente. Saberes e fazeres docentes. Avaliação, Gestão e Currículo. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8324-3723

Neide Cavalcante Guedes, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, formação docente, prática pedagógica, gestão da educação, currículo e avaliação. Ministra na Graduação as disciplinas da Área de Fundamentos Político-Administrativos da Educação junto ao Departamento de Fundamentos da Educação. É Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Líder e Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo- NUFAGEC. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED; Associação Brasileira de Currículo - ABdC; Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - AFIRSE.

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Publicado

2023-10-09

Cómo citar

PEREIRA GOMES, T.; CAVALCANTE GUEDES, N. Etnometodologia como teoria do social: diálogos teóricos-reflexivos . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–20, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.11664. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11664. Acesso em: 17 may. 2024.