A violência doméstica e contexto escolar

a percepção de discentes do ensino fundamental e médio sob o viés da Fenomenologia.

著者

##semicolon##

Violência doméstica##common.commaListSeparator## ambiente escolar##common.commaListSeparator## adolescentes##common.commaListSeparator## plantão psicológico##common.commaListSeparator## fenomenologia.

要旨

A violência, considerada um fenômeno crescente que incide de forma direta e indireta nos distintos domínios da convivência social, tem sido um tema constante no cenário dos debates acerca dos fenômenos sociais. Sabe-se que situações dessa natureza provoca uma série de modificações nos contextos em que a pessoa que sofre violência transita. O objetivo deste estudo é compreender a concepção de discentes do Ensino Fundamental e Médio acerca da concepção da violência doméstica na vivência escolar sob o viés da Fenomenologia de Martin Heidegger. A pesquisa é sob o viés qualitativo, descritivo e exploratório. Foi utilizado o método fenomenológico de pesquisa em Psicologia e a análise das entrevistas a partir da teoria de Martin Heidegger. O instrumento foi a entrevista fenomenológica que partiu de questão norteadora e apresentou desdobramentos. Foram participantes 8 alunos. Encontraram-se 5 categorias: a) Violência doméstica: o olhar sobre o fenômeno; b) A vida é um profundo vale, há vida, mas a partir de profundos rasgos n’alma; c) Falar sobre violência doméstica: sentidos e significados; d) Mudança de realidade: a responsabilidade de todos nós!; e) Plantão psicológico: nicho de possibilidades de acolhimento, escuta e cuidado! Conclui-se que os adolescentes têm uma concepção bem ampla acerca do fenômeno violência doméstica, suas causas, as dores e sofrimentos aí presentes, expressando sentidos e significados e a possibilidade de mudança que alguns não acreditam seja possível e apontam ainda a importância do Plantão Psicológico em Escolas Públicas como uma instância de escuta, acolhimento e cuidado

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.  Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretora de Extensão da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: ataliamssilva@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6578-3243

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-graduando em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial Instituto Vision/Am. Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-graduanda em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial. Bacharela em Psicologia formada pela UniNorte - Ser Educacional. Diretora de Cominicação da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial da UFAM (Labfen). E-mail: gabrielamonteiro.psicologia@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-6998-432X

##submission.authorWithAffiliation##

Psicóloga formada pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Vice-Diretora da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial. E-mail: nataly.barbosa.souza@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009/0004/9691/3556

 

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda do Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Diretora de Pesquisa da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LABFEN. E-mail: masulogabriella@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0290-798X

 

出版済

2023-12-31