A violência doméstica e contexto escolar

a percepção de discentes do ensino fundamental e médio sob o viés da Fenomenologia.

Autores

Palavras-chave:

Violência doméstica, ambiente escolar, adolescentes, plantão psicológico, fenomenologia.

Resumo

A violência, considerada um fenômeno crescente que incide de forma direta e indireta nos distintos domínios da convivência social, tem sido um tema constante no cenário dos debates acerca dos fenômenos sociais. Sabe-se que situações dessa natureza provoca uma série de modificações nos contextos em que a pessoa que sofre violência transita. O objetivo deste estudo é compreender a concepção de discentes do Ensino Fundamental e Médio acerca da concepção da violência doméstica na vivência escolar sob o viés da Fenomenologia de Martin Heidegger. A pesquisa é sob o viés qualitativo, descritivo e exploratório. Foi utilizado o método fenomenológico de pesquisa em Psicologia e a análise das entrevistas a partir da teoria de Martin Heidegger. O instrumento foi a entrevista fenomenológica que partiu de questão norteadora e apresentou desdobramentos. Foram participantes 8 alunos. Encontraram-se 5 categorias: a) Violência doméstica: o olhar sobre o fenômeno; b) A vida é um profundo vale, há vida, mas a partir de profundos rasgos n’alma; c) Falar sobre violência doméstica: sentidos e significados; d) Mudança de realidade: a responsabilidade de todos nós!; e) Plantão psicológico: nicho de possibilidades de acolhimento, escuta e cuidado! Conclui-se que os adolescentes têm uma concepção bem ampla acerca do fenômeno violência doméstica, suas causas, as dores e sofrimentos aí presentes, expressando sentidos e significados e a possibilidade de mudança que alguns não acreditam seja possível e apontam ainda a importância do Plantão Psicológico em Escolas Públicas como uma instância de escuta, acolhimento e cuidado

Biografia do Autor

Atália Maria Schaeken Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.  Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretora de Extensão da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: ataliamssilva@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6578-3243

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

Janderson Costa Meira, Faculdade Escola Superior Batista do Amazonas - Esbam

Pós-graduando em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial Instituto Vision/Am. Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

Gabriela Monteiro da Silva, UniNorte - Ser Educacional

Pós-graduanda em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial. Bacharela em Psicologia formada pela UniNorte - Ser Educacional. Diretora de Cominicação da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial da UFAM (Labfen). E-mail: gabrielamonteiro.psicologia@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-6998-432X

Nataly Barbosa de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga formada pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Vice-Diretora da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial. E-mail: nataly.barbosa.souza@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009/0004/9691/3556

 

Gabriella Masulo Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda do Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Diretora de Pesquisa da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LABFEN. E-mail: masulogabriella@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0290-798X

 

Publicado

2023-12-31