O LIVRO INFANTIL COMO POSSIBILIDADE: REFLEXÕES SOBRE OS DIÁLOGOS QUE SE ESTABELECEM NO PROCESSO DE LEITURA DO LIVRO A VISITA, DE ANTJE DAMM
REFLEXÕES SOBRE OS DIÁLOGOS QUE SE ESTABELECEM NO PROCESSO DE LEITURA DO LIVRO “A VISITA”
Resumo
À luz da perspectiva bakhtiniana, que concebe a linguagem como forma de interação social, assumimos a leitura como um processo dialógico de construção de sentidos. Olhamos, portanto, para a materialidade do texto escrito como local de diálogo entre leitor e escritor, o que caracteriza o ato de ler como responsivo. A partir desta perspectiva, objetivamos investigar as possibilidades do livro infantil, no sentido de compreender os diálogos que são estabelecidos entre o texto, seu contexto e seu leitor, para tanto, foi selecionado o livro “A visita”, de Antje Damm. Propõe-se, neste trabalho, esboçar uma análise sobre a construção dos seus sentidos, para isso, optou-se pela metodologia do paradigma indiciário, desenvolvida por Carlo Ginzburg (1989), que, em consonância à perspectiva heterocientífica de Bakhtin (2003), permite debruçarmo-nos sobre a linguagem sem generalizações ou “coisificações”. Como resultado, a análise desenvolvida evidenciou que o livro, como unidade real do discurso, não se limita às páginas impressas, ao contrário expande-se e dialoga com os textos que o precederam, com o contexto de sua produção e, principalmente, com o seu leitor e neste movimento de alternância de vozes são constituídos os seus sentidos.
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