A CONDIÇÃO FEMININA EM O MULATO, DE ALUÍSIO AZEVEDO

Autores

  • Emilia Tainá dos Santos Rocha Universidade Federal do Amazonas
  • Taleessa Regina Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Adriana Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v6i11.4323

Palavras-chave:

O mulato; Condição feminina; Sociedade patriarcal; Inferiorização; Poder.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a condição feminina na obra. Optou-se pelo levantamento bibliográfico de obras com abordagem histórica, com ênfase nos de autoria da brasileira Mary Del Priore, da teórica indiana Gayatri Spivak e do livro acima citado, de Aluísio Azevedo. Ambas teorias remetem  ao colonialismo e ao pós-colonialismo, no primeiro retratando a sociedade brasileira e no segundo as relações de poder do primeiro mundo em relação ao terceiro mundo. O que nos faz refletir sobre o tratamento e condição dada às mulheres, visto as mudanças no modo de viver da classe burguesa do Brasil e no resto do mundo. Para a associação com a obra, foi observada constante inferiorização e dependência das personagens mulheres em relação aos homens, comportamento este que é fruto de uma sociedade patriarcal escravocrata. Dada a relevância do tema e a permanência do comportamento observado, os estudos e discussões sobre a temática tornam-se cada vez mais importantes.

Referências

AGASSIZ, Luiz;AGASSIZ, Elizabeth Cary apud PESSOA, Marília Monteiro. A posição da mulher no Brasil do século XIX. Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, n.04, p.88,1981.

ARRUFOS. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra6374/arrufos>. Acesso em 26 de Fev. 2018.

AZEVEDO, Aluísio. O mulato. 2ª ed. São Paulo: Martin Claret, 2010.

CUNHA, Washington Dener dos Santos Cunha; SILVA, Rosemaria J. Vieira. Gênero –Revista do Núcleo Transdisciplinar de Estudos de Gênero –NUTEG do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social (UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro),Rio de Janeiro,n.11,p.97,2010.

D’INCÃO. Maria Ângela. Mulher e família burguesa. In PRIORE, Mary Del (org). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto,2001, p.223-240.

DEL PRIORE, Mary. A História das mulheres no Brasil. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2001

DEL PRIORE, Mary. A História do Amor no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.

DEL PRIORE, Mary. A mulher na história do Brasil. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 1994

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa.3ª ed. Rio de Janeiro:Nova Fronteira,1999.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos.1ª ed.online. São Paulo:Global,2013.
MONTEIRO, Marília Pessoa. A posição da mulher no Brasil do século XIX. Clio- Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, n.04, p.88,1981.

SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar. IN ______, . Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Duas Cidades, 2000, p.11-31.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 1. ed. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

dos Santos Rocha, E. T., Silva, T. R., & Aguiar, A. (2018). A CONDIÇÃO FEMININA EM O MULATO, DE ALUÍSIO AZEVEDO. Revista Decifrar, 6(11), 85–95. https://doi.org/10.29281/rd.v6i11.4323