ANDANÇAS LITERÁRIAS DO ESCRITOR INDÍGENA TIAGO HAKIY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.18026

Palavras-chave:

Literaturas indígenas; Tiago Hakiy;, Amazonas.

Resumo

A seguir acompanhem o breve bate-papo que tivemos com Tiago Hakiy. Nesta entrevista, ele comenta um pouco sobre a sua trajetória de vida como escritor e o processo de criação de suas obras, assim como a importância das literaturas indígenas no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Viana Pereira, Universidade do Estado do Amazonas

É graduado em Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas. Possui especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Educanorte - Instituto de Apoio Superior do Norte (órgão certificador Faculdade São Marcos - FASAMAR - TO). É mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas e doutorando em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal do Paraná. É bolsista Capes e integra como pesquisador os seguintes grupos de pesquisa: Investigações sobre Memória Cultural em Artes e Literatura - Memocult (UEA), Multilinguismo e Interculturalidade no Mundo Digital (UNICAMP) e Grupo de Estudos em Literatura no Amazonas (GELITS). De 2021 a 2022 coordenou o projeto cultural Reescrevendo a terra à vista, proposta contemplada com o Prêmio Amazonas Criativo de 2021, que visava contribuir com a divulgação da Literatura Indígena em escolas públicas do Amazonas. Participou de Programa de Iniciação Científica - PAIC e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Suas pesquisas são voltadas, sobretudo, para os Estudos Literários. Tem interesse em Literatura Brasileira, Literatura Infantil e juvenil de autoria Indígena e não indígena, Literatura Amazônica, Mitologia Indígena, Literatura e História, Literatura Latino-americana e Literatura Fantástica. Atualmente pesquisa sobre Romances de autoria indígena e afro-indígena.

Alexandre André Nodari, Universidade Federal de Santa Catarina

Autor do livro "A literatura como antropologia especulativa (conjunto de variações)" (Cultura e Barbárie, 2024). Professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina e dos Programas de Pós-Graduação em Literatura da mesma instituição e em Letras da Universidade Federal do Paraná.,Fundou e coordena o "ao contrário - laboratório experimental de estudos da literatura e seus avessos" (http://www.aocontrario.ufsc.br/). Foi professor do Departamento de Literatura e Linguística da UFPR de 2015 a 2022. Fundador do SPECIES - núcleo de antropologia especulativa (http://speciesnae.wordpress.com/). Fez o doutorado sobre o conceito de censura e o mestrado sobre a Antropofagia, ambos no PPGLit/UFSC sob orientação de Raúl Antelo. Co-ministrou, com Eduardo Viveiros de Castro, o seminário de pós-graduação Do matriarcado primitivo à sociedade contra o Estado: cartografia da hipótese antropofágica no Museu Nacional/UFRJ (2012). Em 2011, co-ministrou algumas sessões do seminário de pós-graduação (na UBA) Sacro Poder, a cargo de Fabián Ludueña e Emanuele Coccia. https://nodari.paginas.ufsc.br/ https://ufsc.academia.edu/AlexandreNodari

Referências

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2012.

TELLES, Tenório; GRAÇA, Antônio Paulo. Estudos de Literatura do Amazonas. Manaus: Editora Valer, 2021.

THIÉL, Janice. Pele silenciosa, pele sonora: a literatura indígena em destaque. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

Downloads

Publicado

2025-07-10

Como Citar

PEREIRA, A. V.; ANDRÉ NODARI, A. ANDANÇAS LITERÁRIAS DO ESCRITOR INDÍGENA TIAGO HAKIY. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 26, p. e262518, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i26.18026. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/18026. Acesso em: 14 jul. 2025.